
E se uma destas partes interessadas tiver ligação
externa à sua empresa, você também que desdobrar a influência desta
identificação para os stakeholders externos também. Imagina um projeto que já seja externo
e grande, como você irá fazer para
identificar todos eles? Você terá que
fazer o seu melhor dentro da restrição que você tiver no seu projeto (tempo,
recurso, etc). Mas o importante é ter em
mente que você terá que procurar identificar o máximo possível de partes interessadas
do seu projeto, caso contrário, o que você deixou de identificar poderá ser
fonte de riscos, mudanças e críticas, muitas críticas posteriores!
Dessa forma, dependendo do projeto as partes interessadas podem ser: cliente, usuário, sponsor (patrocinador), gerente funcional, equipe, organização executora, associações, ongs, órgãos do governo, comunidades, igrejas, instituições, empresas, mídia em forma geral, etc...
Gerenciar partes interessadas é tão importante e complexo, que o PMI está neste momento criando uma nova área de conhecimento específica para tratar deste assunto, sugerindo as melhores práticas para poder se adequar, afinal como estamos falando de um projeto que pode ser executado em diferentes áreas (engenharia, IT, construções, etc) fica difícil recomendar uma regra, mas as boas práticas que estão sendo feitas mundo afora serão com certeza ensinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário