• sábado, 12 de janeiro de 2013

    Gerenciamento de mudanças (Engenharia)


    O processo de gerenciamento de mudanças em sistemas de engenharia é o processo de solicitação, determinação de acessibilidade, planejamento, implementação e avaliação de alterações em um sistema. Ele tem dois objetivos principais: apoiar a transformação de mudanças - que é principalmente discutido aqui - e possibilitando o rastreamento de mudanças, que deve ser possível através da boa execução do processo comentado aqui .

    Introdução

    Existe uma considerável confusão entre Gestão de Mudanças (Change Management), Controle de Mudanças (Change Control) e Gerenciamento de Configuração (Configuration Management).  Mas olhando especificamente para a Gestão de Mudanças poderíamos dizer o seguinte:

    A gestão da mudança é um processo importante, porque pode trazer benefícios enormes (por melhorar o sistema e, assim, satisfazer "as necessidades dos clientes"), mas também problemas enormes (por arruinar o sistema e / ou misturando-se a administração de mudança). Além disso, em boa parte das vezes, mais investimento e trabalho são colocados na manutenção do sistema (que envolve gestão de mudança) do que para a criação inicial de um sistema. 

    De qualquer forma, em nome da evolução da tecnologia, a lei da mudança contínua com o objetivo de tornar a referida tecnologia mais útil ou a lei da complexidade crescente, onde quanto mais complexo uma tecnologia se torna, mas recursos não necessários para simplificar, fazem a gestão de mudanças um processo importantíssimo e vital em algumas organizações, principalmente as que envolvem tecnologia.

    O campo de produção/manufatura é hoje também confrontado com muitas mudanças devido ao aumento da concorrência em todo o mundo, os avanços tecnológicos e os clientes cada vez mais exigentes.  Portanto, a eficiência e eficácia da gestão da mudança também é de grande importância nesta área.
    Não é impensável que as afirmações acima são verdadeiras para outros segmentos, bem como, porque, normalmente, os sistemas tendem a mudar e evoluir da maneira como eles são usados. 

    O PMBOK, durante a execução e o monitoramento de controle, no processo "Realizar o controle integrado de mudanças", recomenda a criação de um comitê para o gerenciamento das mudanças, formado por partes interessadas, responsável por não apenas aceitar/rejeitar decisões, mas também a priorização, o que influencia a forma como as solicitações de mudanças são processadas em lote para processamento. 

    Abaixo, um processo de gestão genérico mudança e suas entregas são discutidos, seguido de alguns exemplos de casos desse processo.


    Atividades

    Há seis atividades principais, que em conjunto formam o processo de gestão de mudança. Eles são:

    1. Identificar mudança potencial,
    2. Analisar o pedido de mudança pedido,
    3. Avaliar a mudança e seu impacto,
    4. Planejar a mudança criando opções,
    5. Obter aprovação e implementar mudanças e finalmente
    6. Verificar e encerrar a mudança.


    Estas atividades podem ser executadas por quatro funções diferentes:

    Cliente/Parte interessada

    O cliente é quem solicita uma mudança devido a problemas encontrados ou requisitos de nova funcionalidade, o que pode ser uma pessoa ou uma entidade organizacional e pode ser dentro ou fora da empresa que é feita para implementar a mudança.

    Gerente de projeto

    O gerente de projeto é o dono do projeto e que se preocupa com a solicitação de mudança. Em alguns casos, há um gerente de mudança específico, que, nesse caso, assume esse papel.

    Comitê de mudança

    O comitê de mudança decide se uma solicitação de mudança será implementada ou não. Às vezes, esta tarefa é realizada pelo gerente de projeto também.

    Desenvolvedor de mudança (Change Builder)

    O Desenvolvedor de Mudança é a pessoa que planeja e implementa a mudança, neste caso pode-se argumentar que a componente de planejamento é (parcialmente) assumido pelo gerente de projeto.


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