O processo de gerenciamento de mudanças em sistemas de
engenharia é o processo de solicitação, determinação de acessibilidade,
planejamento, implementação e avaliação de alterações em um sistema. Ele tem
dois objetivos principais: apoiar a transformação de mudanças - que é
principalmente discutido aqui - e possibilitando o rastreamento de mudanças,
que deve ser possível através da boa execução do processo comentado aqui .
Introdução
Existe uma considerável confusão entre Gestão de Mudanças
(Change Management), Controle de Mudanças (Change Control) e Gerenciamento de
Configuração (Configuration Management).
Mas olhando especificamente para a Gestão de Mudanças poderíamos dizer o
seguinte:
A gestão da mudança é um processo importante, porque pode
trazer benefícios enormes (por melhorar o sistema e, assim, satisfazer "as
necessidades dos clientes"), mas também problemas enormes (por arruinar o
sistema e / ou misturando-se a administração de mudança). Além disso, em boa
parte das vezes, mais investimento e trabalho são colocados na manutenção do
sistema (que envolve gestão de mudança) do que para a criação inicial de um
sistema.
De qualquer forma, em nome da evolução da tecnologia, a lei
da mudança contínua com o objetivo de tornar a referida tecnologia mais útil ou
a lei da complexidade crescente, onde quanto mais complexo uma tecnologia se
torna, mas recursos não necessários para simplificar, fazem a gestão de
mudanças um processo importantíssimo e vital em algumas organizações,
principalmente as que envolvem tecnologia.
O campo de produção/manufatura é hoje também confrontado com
muitas mudanças devido ao aumento da concorrência em todo o mundo, os avanços tecnológicos
e os clientes cada vez mais exigentes.
Portanto, a eficiência e eficácia da gestão da mudança também é de
grande importância nesta área.
Não é impensável que as afirmações acima são verdadeiras
para outros segmentos, bem como, porque, normalmente, os sistemas tendem a
mudar e evoluir da maneira como eles são usados.
O PMBOK, durante a execução e
o monitoramento de controle, no processo "Realizar o controle integrado de
mudanças", recomenda a criação de um comitê para o gerenciamento das
mudanças, formado por partes interessadas, responsável por não apenas
aceitar/rejeitar decisões, mas também a priorização, o que influencia a forma
como as solicitações de mudanças são processadas em lote para processamento.
Abaixo,
um processo de gestão genérico mudança e suas entregas são discutidos, seguido
de alguns exemplos de casos desse processo.
Atividades
Há seis atividades principais, que em conjunto formam o
processo de gestão de mudança. Eles são:
- Identificar mudança potencial,
- Analisar o pedido de mudança pedido,
- Avaliar a mudança e seu impacto,
- Planejar a mudança criando opções,
- Obter aprovação e implementar mudanças e finalmente
- Verificar e encerrar a mudança.
Estas atividades podem ser executadas por quatro funções
diferentes:
Cliente/Parte interessada
O cliente é quem solicita uma mudança devido a problemas
encontrados ou requisitos de nova funcionalidade, o que pode ser uma pessoa ou
uma entidade organizacional e pode ser dentro ou fora da empresa que é feita
para implementar a mudança.
Gerente de projeto
O gerente de projeto é o dono do projeto e que se preocupa
com a solicitação de mudança. Em alguns casos, há um gerente de mudança
específico, que, nesse caso, assume esse papel.
Comitê de mudança
O comitê de mudança decide se uma solicitação de mudança
será implementada ou não. Às vezes, esta tarefa é realizada pelo gerente de
projeto também.
Desenvolvedor de mudança (Change Builder)
O Desenvolvedor de Mudança é a pessoa que planeja e
implementa a mudança, neste caso pode-se argumentar que a componente de planejamento
é (parcialmente) assumido pelo gerente de projeto.
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