• segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

    Processos de Planejamento - Parte 4 - Tempo


    Para destacar ainda mais a importância da EAP, como vimos no post anterior, ela praticamente será utilizada em quase todos os processos daqui pra frente, e de imediato já podemos começar a definir as atividades que serão necessárias para entregar cada Pacote de Trabalho (entrega). Ao mesmo tempo em que defino as atividades, obviamente que também aproveito para definir a sequencia destas mesmas atividades utilizando, por exemplo, um diagrama de rede.

    No sequenciamento das atividades é importante respeitar as relações entre si, por exemplo, na construção de uma casa: construir parede -> colocar porta, bem óbvio né?  Não tem como se colocar uma porta em uma parede que não exista.  No caso de TI, por exemplo: programar o código -> testar o código, ou seja, não dá pra testar o código sem escrevê-lo antes.  Para o PMI, os relacionamentos podem ser:

    • Obrigatório – Tem a ver com a natureza do trabalho ou exigidas contratualmente.  É o exemplo da parede e da porta, são obrigatórias.  Ou podem ser exigidas em contrato.  De repente o cliente exige que uma determinada atividade seja feita depois de outra.

    • Arbitrário – Aí dependem das boas práticas, da experiência, do bom senso, da opinião dos especialistas, dos recursos utilizados e disponibilizados, etc.  É aquele velho exemplo que sempre dão: pinto a parede e depois ponho o carpete, ou ponho o carpete e depois pinto a parede?  Ou posso colocar os dois juntos? Pode tudo, dependendo das restrições que você tenha (custo, tempo, segurança, qualidade, risco, etc), da forma como vai ser montado, etc.. 

    • Externo – Fora do controle da equipe do projeto, pois depende de fatores externos como: entrega pelo fornecedor, liberação pelos órgãos governamentais, etc.  Por exemplo: conseguir a licença -> fazer a terraplenagem; fornecedor entrega as peças -> Começar a montar, ou seja, não posso começar pois estou dependendo de uma atividade fora do meu controle, que acontece externo ao meu processo. Todo relacionamento externo é misto, depende de outras pessoas.

    Depois que você define que tipo de relacionamento você terá entre as atividades, aí você terá de definir que tipo de vínculo que as atividades terão entre si.  De acordo com o PMI, existem 4 tipos de vínculo que você poderá estabelecer entre as atividades:

    • TI – Término x Início = Este é o vínculo clássico e mais utilizado.  Este vínculo determina que você precisa terminar uma atividade para terminar uma outra.  Termina a predecessora para a sucessora começar.  Escrevi o livro, agora vou publicar o livro. Preciso terminar de construir a parede para iniciar a colocação da porta. 

    • II – Início x Início = Aqui a sucessora começa junto com a predecessora.   Começou a derramar o concreto, em parelho já começa a espalhar e nivelar o concreto, a não ser que você queira usar uma britadeira depois, ou coisa parecida. 

    • TT – Término x Término =  Treinar o usuário, começar a dar suporte ao treinamento.  Só posso parar de dar suporte a este treinamento, quando terminar o referido treinamento.  Só termino quando outra atividade terminar. 

    • IT – Início x Término = A sucessora tem que começar para a predecessora terminar.  Estranho não é?  Pois é raramente utilizada, mas vamos dar um exemplo: fazer a prova na data X, então tenho que começar a estudar agora para fazer a prova na data X. 

    No meio disso tudo, ainda podemos considerar as ANTECIPAÇÕES e ESPERAS.  Pois entre os vínculos das atividades, você pode ter ou não espaços de tempo.  As ESPERAS são conhecidas como LAGs em inglês e significam atrasos entre as atividades.  Para entender melhor, vai um exemplo: preparar as fundações, levantar as paredes e colocar as portas.  Só que entre “preparar as fundações” e “levantar as paredes”, resolvi colocar um tempo de espera, algo em torno de 5 dias para a cura do concreto, este tempo entre as duas atividades é chamado de ESPERA (LAG).  

    As antecipações funcionam de modo oposto.  Mais um exemplo: realizar a mudança (10 dias) -> pintar a casa (5 dias), eu poderia esperar terminar a mudança para começar a atividade de pintura, mas como estou com pressa, antecipo a pintura em 2 dias, e assim diminuindo o prazo total de 15 para 13 dias.

    Já que começamos a falar de dias, vale informar que a ferramenta utilizada neste processo, tanto para sequenciar as atividades, como para criação dos relacionamentos e vínculos, com estabelecimento de prazos e até definição do caminho crítico, é o DIAGRAMA DE REDE.  

    Então vocês começam a perceber que antes de chegar aqui, tivemos que criar a EAP para chegarmos nos pacotes de trabalho, das entregas definimos, estimamos, sequenciamos, relacionamos e finalmente desenvolvemos o Diagrama de Rede com seus relacionamentos lógicos.  Podemos fazê-lo manualmente, mas o que fazemos mesmo na prática  é utilizar um software, até porque se fazer EAP manualmente já é complicado, imagina um diagrama de rede para um projeto com 100 pacotes, você iria encarar???

    Veremos no próximo post!!!

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