Bom, conforme visto em nosso último post (clique aqui para ver), aí você se vê com uma EAP linda de um lado e um
Diagrama de Rede belíssimo do outro, e aí você me pergunta e agora, o que faço
com estas pinturas??? Agora meu amigo é
hora de estimar os recursos das atividades, ou seja, você terá que perguntar a
si mesmo ou a equipe do projeto, para cada atividade o que vou precisar para
executá-la, em termos de recursos humanos, materiais, equipamentos, locais,
ferramentas, insumos, etc. Todo
gerenciamento de projeto precisa de recursos para poder “tocar” o projeto. Se vou precisar de um computador, que tipo
de computador? Se for precisar de um
especialista, que tipo de especialista? Junior, Pleno Sênior? Vou precisar dele, 50%
do tempo ou tempos integrais? Quantos especialistas vão precisar? Por exemplo, atividade: trocar a lâmpada,
recursos: 5 estagiários durante o dia inteiro! :)
E com estes recursos definidos, você já pode finalmente
fazer a estimativa de tempo final para o seu projeto, afinal com os recursos
disponíveis definidos, você poderá calcular a duração das atividades que são
influenciadas diretamente por estes mesmos recursos. O período de tempo das atividades
(horas, dias, semanas, meses, etc), estão vinculadas com a produtividade,
restrições e premissas, informações históricas, riscos dos recursos (pessoas,
equipamentos, local, logística, etc).
Exemplo: tenho que fazer o transporte de uma carga por uma determinada
rota. Com um caminhão irei levar 6 horas
para fazer este transporte. Só que não
dá pra fazer em 6 horas, pois o caminhão só poderá transitar nesta rota no
máximo em 2 horas, pois é proibido caminhão transitar em horário de "rush". Então, você determina que ao invés de se
utilizar 1 caminhão, você utiliza 3 dividindo a carga e reduzindo o tempo desta
atividade de 6 para 2 horas. Ou quem
sabe, se você continuar utilizando apenas 1 caminhão, mas utilizar um caminhão
com uma capacidade de carga maior de modo que consiga transportar tudo em 2
horas. E até talvez, se aumentar o número
de pessoas, dependendo do tipo de serviço e carga, possa conseguir diminuir a
duração desta operação de transporte.
São muitas possibilidades e só através de um planejamento e análise
adequado pode-se chegar em uma conclusão.
Vale ressaltar, que durante este planejamento de tempo, é
necessário levar sempre em conta uma reserva de contingência, ou você vai
querer trabalhar com um cronograma justinho??? Tá maluco? Até parece que isso
não acontece, não é? Mas pelo PMI, o Gerente
de Projeto deveria elaborar uma análise de risco no decorrer do planejamento, e
neste processo determinar através de um procedimento (não é chutado não hein
galera) que definam os tipos de riscos, e por que está incluindo-o (registros históricos,
opinião dos especialistas, etc). E esta
análise de risco tanto vale para prazo quanto para custo que veremos mais na
frente. O importante é você ter esta
contingência justificada, ao invés daquela velha mania que o pessoal tem de “vou
colocar mais uma gordurinha aqui”, ou “vou colocar mais 2 semanas, porque sei
que o chefe vai cortar uma”, caindo num jogo de engana x engana, do mais
esperto. Não existe isso no PMI. É antiético. Não é
achismo, é uma prática oficializada, baseada no gerenciamento de riscos.
Nesta altura, é importante você entender também a diferença
entre DURAÇÃO e ESFORÇO, afinal saber diferenciar estes conceitos fará
diferença na hora que você for desenvolver o cronograma em um MS Project por
exemplo. Bem, duração é o tempo esperado
para execução da atividade. Ex.: 2
dias, simples assim!! Já esforço, é o empenho ou
trabalho necessário para concluir aquela atividade, geralmente definido por HH (hora homem), o que
não significa que seja só mão de obra humana, pode ser hora-homem de um
equipamento. Você define a quantidade
de trabalho que uma tarefa representa quando atribui um recurso ou recursos a
ela.
E você aí pensando que era só sentar e fazer o cronograma... se enganou não é? Temos que fazer tudo isto que está aqui e nos post anteriores para começar a pensar em criar o cronograma de fato, mas isto veremos no próximo post, até lá!!!
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