Chevron investiu muito tempo e recursos
desenvolvendo o que eles acreditam ser um sistema de gerenciamento de projeto
de classe mundial. As raízes do Chevron
Project Development and Execution Process (CPDEP) surgiram nos anos 80, quando
a companhia imaginava ter um bom sistema de gerenciamento de processos de
projeto. Então, começaram a pesquisar se
realmente estes projetos estavam de fato liderando o ranking de projetos . O CEO da Chevron na época, depois de ver os
resultados do benchmarking, chegou a conclusão que os projetos que todos achavam
ser os mais eficientes na realidade eram muito ineficientes em comparação com a
média da indústria.
Existe alguém efetivamente utilizando o processo da
Chevron? A resposta é não. Antes da
Texaco se juntar a Chevron, a empresa tinha muitos desafios, e um desses era
justamente fazer as pessoas usarem o processo, acreditarem no processo, e verem
o valor que o processo CPDEP poderia agregar a empresa.
Em 1997, a Chevron formou um grupo chamado Project
REsources Company, com profissionais voltados especificamente para projetos
alinhados com a estratégia da empresa.
Project Resources possui também um grupo compartilhado para ajudar a
empresa em atender seus objetivos.
Project REsources é o dono do CPDEP, responsável por criar e desenvolver
ferramentas e sistemas por toda organização.
Mas quais são afinal as fases dos processos CPDEP? É
uma abordagem de 5 fases para a definição e execução dos projetos:
1. Identificar e avaliar oportunidades
2. Gerar e selecionar alternativas
3. Desenvolver alternativas preferidas
4. Executar
5. Operar e avaliar
Em cada fase, CPDEP proporciona boa definição de:
• Tomadores de Decisão
• Resultados finais
• Trabalho em Equipe
• Foco
• Recursos
• Valor
• Métricas
• Papel do Proprietário da Equipe de Apoio a
Projetos.
As duas primeiras etapas do processo de CTPDEP são
críticos para assegurar que o produto final seja algo que vai atender às
necessidades dos clientes.
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