• quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

    Processo de Planejamento - parte 1


    Em que momento no ciclo de vida do gerenciamento de projetos, o Gerente de Projetos tem mais trabalho??? No PMBOK até a presente quarta edição, o processo de Planejamento é o que dá mais trabalho, é só ver a quantidade de processos envolvidos nesta fase do referido ciclo de vida. Não quer dizer que é o que dê mais “dor de cabeça”, mas certamente é a que dará mais trabalho!!  Pelo menos, se o planejamento for feito de forma correta, com certeza minimizará os problemas que podem ocorrer nas demais fases do ciclo de vida do gerenciamento de projeto, porque o Gerente de Projeto irá antecipar vários problemas, irá se precaver de forma adequada,  pensará de forma antecipada e documentará como precisa planejar o projeto com base nas necessidades, etc.  É claro que na prática não conseguirá eliminar 100% dos problemas, mas seria muito pior se não houvesse todo este esforço no Planejamento.


    A imagem que estampamos neste post é muito útil para ilustrar como a falta de um bom planejamento pode prejudicar o resultado final do projeto.  Duas fases são gritantes: Comunicação e Levantamento do requisitos, afinal podemos observar que não houve um processo de comunicação correto entre os departamentos, e o levantamento de requisitos para a definição do escopo do produto mal feito acabou gerando um produto que não tinha nada a ver com o que se desejava inicialmente. 

    A fase de Planejamento do Projeto é onde se desenvolve por meio da definição mais detalhada do escopo do produto e do projeto, das atividades mais detalhadas, dos recursos necessários do projeto, do custo, da análise de riscos e definição dos critérios de avaliação.  Ao criar um plano de gerenciamento, você deve perguntar como irá definir, planejar, gerenciar e controlar o escopo do projeto. 

    Como podemos perceber, é nesta fase que se esmiúçam todas as estimativas e análises iniciais que foram feitas na fase de INICIAÇÃO, lembram do Termo de Abertura que tratamos no post http://engeprojnews.blogspot.com.br/2013/01/iniciacao-integracao-termo-de-abertura.html?  Se lembram que nele as informações eram todas baseadas em estimativas?  Pois agora, temos a oportunidade de reunir uma equipe de projeto e nos debruçarmos mais profundamente na elaboração de um cronograma, de um orçamento mais detalhado, de uma análise qualitativa e quantitativa de riscos mais abrangente, de prepararmos todos os planos necessários e corretos para o gerenciamento do projeto.   Se eu não sei o que estou fazendo, dificilmente saberei se será bem aceito ou não.  
    Concordam que o sucesso do projeto reside diretamente no esforço de captura de todos estes requisitos?     Quanto mais informação eu tiver para saber se estou no caminho certo ou não, de maneira formal, com envolvimento de todas as partes interessadas, mais chances de sucesso terei de alcançar o requisito estabelecido pelo cliente.

    Como resultado de todo este planejamento teremos o Plano de Projeto do Produto, que será a referência principal para as próximas fases do ciclo de vida do gerenciamento, e que é bom ressaltar não é estático.  Existe uma iteração entre as atividades. Não é só fazer na primeira vez e está tudo certo. Durante o desenvolvimento das próximas fases, deverá ser revisto e atualizado para se manter sempre coerente com o progresso do projeto.

    Como mencionado anteriormente, todo esforço realizado na fase de INICIAÇÃO foi baseado em estimativas que, naquele momento, foi utilizado como base para a continuação do projeto para a fase seguinte: planejamento.  Também como mencionado anteriormente,  nesta fase o GP e sua equipe esmiúçam em detalhes todas as estimativas feitas anteriormente, e neste caso, se torna importante avaliar novamente se o projeto ainda continua viável ou exequível, por esta razão, mais uma vez a fase de Planejamento se mostra além da mais trabalhosa, talvez a mais importante de todo ciclo de vida do gerenciamento de projeto.  Quando um executivo apresenta aos acionistas a previsão de faturamento e a margem de lucro da empresa, todos sabem que se trata de uma previsão, mas apesar disso as  ações da empresa podem ser influenciadas positivamente ou não.  A realidade do Gerente de Projetos é a mesma: todos sabem que estimativas de prazo e de custo são apenas previsões, mas com a apresentação do plano de projeto, cada stakeholder formará a sua percepção e terá expectativas próprias. 

    No próximo post irei falar mais detalhadamente do que acontece dentro do processo de planejamento.

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