Qualidade
é
cada vez mais frequente no nosso vocabulário : fala-se hoje muito em Qualidade
de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida,
etc. Com o aparecimento, em todos os domínios, de produtos cada vez melhores em qualidade, as pessoas adquiriram uma nova
cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para detalhes anteriormente
imperceptíveis.
Qualidade
na visão das empresas
A
Qualidade pode ser definida como uma forma de estar, de conviver e de atuar, no
sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a
partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
Como qualquer empresa necessita de
dispor de uma clientela, a Qualidade está sempre orientada para o Cliente uma
vez que é para ele, e para a satisfação das suas necessidades, que a empresa
trabalha e existe.
Objetivos
essenciais das empresas
A
empresa deve estar sempre focada a desenvolver e inovar para atender e, porque
não, surpreender o que seus clientes entendem como Qualidade e, para isso, as
atenções precisam estar focadas nos principais objetivos enumerados abaixo.
1º Satisfazer
as necessidades dos clientes - a perfeição da empresa sob o aspecto da
Qualidade corresponde à total sintonia entre o que é produzido e o que o
cliente necessita.
2º Aumentar a produtividade,
tentando suprimir todas as falhas internas do produto ou serviço, aumentando a
Qualidade e com o menor custo possível.
3º Promover
a realização sócio profissional dos trabalhadores para que estes se sintam
profissionalmente realizados e motivados.
A Qualidade pode ainda ser definida
sob várias perspectivas que, apesar de diferentes, são complementares :
1ª Qualidade
quanto ao desempenho do produto - capacidade de este gerar satisfação,
também designada por óptica do cliente; nesta definição a um aumento da
qualidade corresponde geralmente um aumento de custos.
2ª Qualidade quanto à existência
de deficiências - tem como objetivo aperfeiçoar permanentemente todas as
fases da produção. Implica uma redução de desperdícios e diminuição dos
encargos após venda e melhoria de imagem, também designada por óptica do
produtor; aqui, a um aumento da qualidade corresponde geralmente uma redução dos custos.
3ª Qualidade
na óptica da excelência - conceito abrangente cujo objetivo é a satisfação
total do cliente. Refere-se a todos os setores
da
empresa e tem como objetivo o seu aperfeiçoamento de uma forma contínua. A
qualidade, segundo esta óptica, é mais que a reunião de todos os fatores;
conduz de forma controlada e significativa à redução global dos custos.
Em face dos resultados dos estudos efetuados podemos concluir que :
- Os clientes consideram a Qualidade o
primeiro argumento para a aquisição de um bem ou serviço.
- A Qualidade constitui a única forma
durável de fidelizar clientes e conseguir estabilidade ou aumento de quota de
mercado.
- A
Qualidade é um dos principais fatores
para
o aumento da produtividade.
- A
Qualidade é um dos principais meios para aumentar a flexibilidade e reduzir os
tempos de resposta.
Qualidade
é
fundamental para a sobrevivência das empresas !
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