• terça-feira, 21 de abril de 2015

    Como você define “QUALIDADE”?


    Qualidade é cada vez mais frequente no nosso vocabulário : fala-se hoje muito em Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. Com o aparecimento, em todos os domínios, de produtos cada vez melhores em qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para detalhes anteriormente imperceptíveis.

    Qualidade na visão das empresas

    A Qualidade pode ser definida como uma forma de estar, de conviver e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
    Como qualquer empresa necessita de dispor de uma clientela, a Qualidade está sempre orientada para o Cliente uma vez que é para ele, e para a satisfação das suas necessidades, que a empresa trabalha e existe.

    Objetivos essenciais das empresas

    A empresa deve estar sempre focada a desenvolver e inovar para atender e, porque não, surpreender o que seus clientes entendem como Qualidade e, para isso, as atenções precisam estar focadas nos principais objetivos enumerados abaixo.

    1º Satisfazer as necessidades dos clientes - a perfeição da empresa sob o aspecto da Qualidade corresponde à total sintonia entre o que é produzido e o que o cliente necessita.
     Aumentar a produtividade, tentando suprimir todas as falhas internas do produto ou serviço, aumentando a Qualidade e com o menor custo possível.
    3º Promover a realização sócio profissional dos trabalhadores para que estes se sintam profissionalmente realizados e motivados.


    A Qualidade pode ainda ser definida sob várias perspectivas que, apesar de diferentes, são complementares :

    1ª Qualidade quanto ao desempenho do produto - capacidade de este gerar satisfação, também designada por óptica do cliente; nesta definição a um aumento da qualidade corresponde geralmente um aumento de custos.
     Qualidade quanto à existência de deficiências - tem como objetivo aperfeiçoar permanentemente todas as fases da produção. Implica uma redução de desperdícios e diminuição dos encargos após venda e melhoria de imagem, também designada por óptica do produtor; aqui, a um aumento da qualidade corresponde geralmente uma redução dos custos.
    3ª Qualidade na óptica da excelência - conceito abrangente cujo objetivo é a satisfação total do cliente. Refere-se a todos os setores da empresa e tem como objetivo o seu aperfeiçoamento de uma forma contínua. A qualidade, segundo esta óptica, é mais que a reunião de todos os fatores; conduz de forma controlada e significativa à redução global dos custos.

    Em face dos resultados dos estudos efetuados podemos concluir que :

    - Os clientes consideram a Qualidade o primeiro argumento para a aquisição de um bem ou serviço.
    - A Qualidade constitui a única forma durável de fidelizar clientes e conseguir estabilidade ou aumento de quota de mercado.
    - A Qualidade é um dos principais fatores para o aumento da produtividade.
    - A Qualidade é um dos principais meios para aumentar a flexibilidade e reduzir os tempos de resposta.

    Qualidade é fundamental para a sobrevivência das empresas !

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário