Hoje vamos falar um pouco sobre gerenciamento das partes
interessadas (stakeholders). É uma parte
fundamental para o sucesso. Como falei
anteriormente, as partes interessadas podem ser fontes de problemas, mas também
podem ser fontes de solução, vou dispensar uma solução ou um conselho bom? Vou dar as costas para o inimigo? Como diz o velho e sábio ditado: "amigos
pertos e inimigos mais pertos ainda", afinal vocês concordam que é melhor ter
um inimigo declarado do que um inimigo oculto? É mais ou menos por aí.
Neste processo temos que identificar
todos os envolvidos, levantas suas necessidades, captar suas expectativas no
projeto. Lembrando que necessidade gera
requisito, expectativa gera problema. O
que ele precisa não necessariamente é o que ele espera. As necessidades e expectativas das partes
interessadas frequentemente são muito diferentes. NA maioria dos casos, as necessidades são
muito mais fáceis de satisfazer do que as expectativas. E ainda podem estar em conflito com as das
outras partes interessadas, ou podem mudar muito rapidamente.
O objetivo principal é atender aos interesses
dos principais envolvidos, daqueles que têm maior peso como parte interessada,
afinal se você parar pra pensar por exemplo numa lista de 300, 500, 1000 partes
interessadas, com certeza não será possível agradar a todo mundo. Isto
é, você tem que identificar todos, mas para atender os interesses apenas dos
principais. E o restante? Ora, o
restante você fica ali de butuca, pois a qualquer momento pode ser que aquela
parte interessada secundária vire primária.
Continuando no processo de
gerenciamento das partes interessadas, teremos que identificar os critérios de
sucesso, ou seja, o que é considerado "sucesso" para os principais
stakeholders, descobrir suas prioridades dentre as restrições do projeto e suas
prioridades. Urgência todo mundo tem, e
tudo é urgência, mas precisamos sempre procurar as prioridades.
Temos também que avaliar conhecimento
e habilidades dos stakeholders, até para poder saber a quem dar ouvido. Ora é muito melhor dar ouvidos para quem é
especialista numa determinada área do que a um leigo. Além disso, conhecer as qualificações dos
stakeholders poderá ser importante na hora de você precisar de algum recurso em
determinada etapa do projeto, para poder envolvê-los no processo de gerenciamento
de projeto. Aliás, você vai ver que esta
é uma estratégia que pode ser mostrar bastante útil na hora de consegui um
melhor apoio de uma parte interessada: convidá-la para fazer parte da equipe de
projeto. Se ele for contrário ao projeto
terá grandes chances de fazê-lo mudar de opinião.
Podemos também agrupar as partes
interessadas por interesses, impacto ou influência no projeto. Esse agrupamento tem o objetivo de definir
qual é a melhor abordagem para cada tipo de parte interessada, podendo incluir
modelos de classificação diversos, como por exemplo: grade de poder e
interesse, grade de poder e influência, grade de influência e impacto, etc..
Quais ações eu devo tomar após
identificar e agrupar/classificar as partes interessada? Não existe uma resposta pronta para isso,
isso vai depender da empresa, do projeto, etc... e aí é usar o bom senso,
experiência, feeling de estrategista e
definir as melhores ações, como por exemplo? convidar para participar do
processo de identificação de riscos, convidar para reunião de acompanhamento,
enviar relatórios ou simplesmente não fazer nada.
Isso tudo deve ser analisado e
compilado para gerar um registro das partes interessadas incluindo todas as
partes interessadas, e uma classificação de tudo aquilo que falamos
anteriormente.
Com a estratégia das partes
interessadas definida, precisamos representá-la de alguma forma, e uma
ferramenta que geralmente se usa é criar um documento chamado MATRIZ DE ANÁLISE
DAS PARTES INTERESSADAS, vai no google e procura um modelo que você irá entender
melhor.
Acabou? Não, esta lenga lenga com
as partes interessadas terá de ser administrada durante todo o projeto e você,
como Gerente de Projeto, é o grande responsável por esta administração, então
BOA SORTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário