• quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

    As Fases da metodologia IPA


    Voltamos ao assunto da metodologia do IPA (Independent Project Analysis).  Como vimos no post anterior, FEL é o conjunto de iniciais para "Front End Level" que são as fases, divididas pelos "portões de decisão". 

    Vamos começar por um exemplo didático, imaginem o projeto de uma casa utilizando a metodologia do IPA.  Na fase 1, ou FEL 1, estaríamos escolhendo o bairro onde iríamos construir, que tipo de construção seria (casa térrea, sobrado, luxuosa ou simples etc). Na fase 2, ou FEL 2, definiríamos em que terreno a casa seria construída, o nível de acabamento, sua metragem quadrada, iluminação, vagas na garagem, automatização, etc... isto tudo definido em um contrato, ou memorial descritivo que se aprovado, passaríamos para a fase 3, ou FEL 3, onde finalmente criaríamos um projeto básico da casa.   Agora, imaginem se no exemplo citado, tivéssemos passado para o projeto sem possuir o terreno, ou mesmo sem ter definido o número de quartos e banheiros, o FEL 3 definitivamente estaria condenada! Entenderam com a metodologia funciona?


    Vamos resumidamente descrever fase a fase:

    FEL 1 - Fase 1 - A fase do planejamento do negócio

    Define-se o negócio e seu objetivo, determina-se o valor potencial da oportunidade e o seu alinhamento com a estratégia de negócios corporativa (previsões de mercado, estudos competitivos, estimativas iniciais etc). A decisão ao final de FEL 1 é aprovar os projetos (através da viabilidade do negócio) para a elaboração do projeto conceitual (FEL 2) e a inclusão da proposta de investimento na carteira de projetos.

    Principais atividades:

    • Pesquisa de mercado
    • Estudo de competitividade do Projeto
    • Definição das tecnologias
    • EVTE (Estudo de viabilidade técnica e econômica) preliminar
    • Análise qualidade dos riscos associados,
    • Verificação preliminar dos aspectos legais.


    Caso o projeto seja aprovado nesta fase, pode-se emitir um Termo de Abertura (Project Charter) conforme boas práticas do PMI.  Nesta fase o grau de definição do projeto situa-se entre 0% e 2% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 30% e +50%, conforme ANSI z94.0.

    FEL 2 - Fase 2 - A fase de Engenharia Conceitual

    Identifica-se e seleciona-se a melhor alternativa para a oportunidade, refina-se premissas, atualiza os dados econômicos do projeto, ratifica-se a melhor alternativa para a oportunidade e obtém-se autorização para ida ao mercado através do início de uma licitação, por exemplo. O principal produto desta fase é o comprometimento de todas as partes com tudo aquilo que foi definido anteriormente.

    Principais atividades:
    • Engenharia Conceitual
    • Avaliação econômica das alternativas
    • Seleção definitiva do local
    • Estratégia de execução do empreendimento
    • Declaração de Escopo preliminar
    • Sondagens e analise de solo
    • Solicitação formal de Licença prévia ao órgão ambiental
    • Elaboração da Estrutura Analítica de Projeto - EAP
    • Cronograma preliminar
    • Identificação dos riscos

    Nesta fase o grau de definição do projeto situa-se entre 10% e 40% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 15% e +30%, conforme ANSI z94.0.

    FEL 3 - Fase 3 - A fase da Engenharia Básica

    Detalha-se o escopo, custo e prazo para a oportunidade e obtém-se autorização para a execução do projeto.

    Principais atividades:
    • Fluxogramas e Diagramas
    • Especificação e dimensionamento dos Equipamentos principais
    • Plano de contratação e execução
    • Obtenção dos orçamentos
    • Obter aprovação prévia dos órgão reguladores.
    • Análise do Cronograma
    • Escopo detalhado
    • EAP atualizada
    • EVTE FINAL.

    Nesta fase o grau de definição do projeto situa-se entre 30% e 70% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 5% e +15%, conforme ANSI z94.0.

    O IPA, tem uma metodologia própria, não claramente divulgada, de dar um número para mensurar o FEL no momento de aprovação do Projeto.  É o chamado índice FEL, que me parece ser uma média obtida nas 3 fases.  A pontuação vai de 3 a 12.  Quanto mais a pontuação, pior o grau de definição e, como dissemos, pior será o desempenho do Projeto.

    FASE 4 - A fase de Execução / Implantação

    Implanta-se o projeto de acordo com o escopo, prazo e custo aprovados. É executada a Construção e Montagem, elaborado o plano de operação, além de realizados o comissionamento e pré-operação. São também coletadas, analisadas e compartilhadas as métricas e lições aprendidas da implantação do projeto.  Ao final desta fase o projeto é encerrado e todo investimento previsto foi realizado.

    FASE 5 - A fase do 1o. ano de operação

    Com a evolução da metodologia sendo aplicada nas grandes empresas e em mega projetos, uma quinta fase vem sendo incluída nos ciclos do projeto, visando abranger a operação e avaliação do ativo para garantir as especificações de desempenho e máximo retorno dos investimentos.  Monitora-se continuamente o desempenho do nível de operabilidade do sistema de produção e de SMS, além de identificar novas oportunidades e coletar, analisar e incorporar as lições aprendidas.

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