Voltamos ao assunto da metodologia do IPA (Independent
Project Analysis). Como vimos no post
anterior, FEL é o conjunto de iniciais para "Front End Level" que são
as fases, divididas pelos "portões de decisão".
Vamos começar por um exemplo didático, imaginem o projeto de
uma casa utilizando a metodologia do IPA.
Na fase 1, ou FEL 1, estaríamos escolhendo o bairro onde iríamos construir,
que tipo de construção seria (casa térrea, sobrado, luxuosa ou simples etc). Na
fase 2, ou FEL 2, definiríamos em que terreno a casa seria construída, o nível
de acabamento, sua metragem quadrada, iluminação, vagas na garagem,
automatização, etc... isto tudo definido em um contrato, ou memorial descritivo
que se aprovado, passaríamos para a fase 3, ou FEL 3, onde finalmente
criaríamos um projeto básico da casa.
Agora, imaginem se no exemplo citado, tivéssemos passado para o projeto
sem possuir o terreno, ou mesmo sem ter definido o número de quartos e banheiros,
o FEL 3 definitivamente estaria condenada! Entenderam com a metodologia
funciona?
Vamos resumidamente descrever fase a fase:
FEL 1 - Fase 1 - A fase do planejamento do negócio
Define-se o negócio e seu objetivo, determina-se o valor
potencial da oportunidade e o seu alinhamento com a estratégia de negócios
corporativa (previsões de mercado, estudos competitivos, estimativas iniciais
etc). A decisão ao final de FEL 1 é aprovar os projetos (através da viabilidade
do negócio) para a elaboração do projeto conceitual (FEL 2) e a inclusão da
proposta de investimento na carteira de projetos.
Principais atividades:
- Pesquisa de mercado
- Estudo de competitividade do Projeto
- Definição das tecnologias
- EVTE (Estudo de viabilidade técnica e econômica) preliminar
- Análise qualidade dos riscos associados,
- Verificação preliminar dos aspectos legais.
Caso o projeto seja aprovado nesta fase, pode-se emitir um
Termo de Abertura (Project Charter) conforme boas práticas do PMI. Nesta fase o grau de definição do projeto
situa-se entre 0% e 2% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 30% e
+50%, conforme ANSI z94.0.
FEL 2 - Fase 2 - A fase de Engenharia Conceitual
Identifica-se e seleciona-se a melhor alternativa para a
oportunidade, refina-se premissas, atualiza os dados econômicos do projeto, ratifica-se
a melhor alternativa para a oportunidade e obtém-se autorização para ida ao
mercado através do início de uma licitação, por exemplo. O principal produto
desta fase é o comprometimento de todas as partes com tudo aquilo que foi
definido anteriormente.
Principais atividades:
- Engenharia Conceitual
- Avaliação econômica das alternativas
- Seleção definitiva do local
- Estratégia de execução do empreendimento
- Declaração de Escopo preliminar
- Sondagens e analise de solo
- Solicitação formal de Licença prévia ao órgão ambiental
- Elaboração da Estrutura Analítica de Projeto - EAP
- Cronograma preliminar
- Identificação dos riscos
Nesta fase o grau de definição do projeto situa-se entre 10%
e 40% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 15% e +30%, conforme
ANSI z94.0.
FEL 3 - Fase 3 - A fase da Engenharia Básica
Detalha-se o escopo, custo e prazo para a oportunidade e
obtém-se autorização para a execução do projeto.
Principais atividades:
- Fluxogramas e Diagramas
- Especificação e dimensionamento dos Equipamentos principais
- Plano de contratação e execução
- Obtenção dos orçamentos
- Obter aprovação prévia dos órgão reguladores.
- Análise do Cronograma
- Escopo detalhado
- EAP atualizada
- EVTE FINAL.
Nesta fase o grau de definição do projeto situa-se entre 30%
e 70% enquanto que os erros de estimativa variam entre - 5% e +15%, conforme
ANSI z94.0.
O IPA, tem uma metodologia própria, não claramente
divulgada, de dar um número para mensurar o FEL no momento de aprovação do
Projeto. É o chamado índice FEL, que me
parece ser uma média obtida nas 3 fases.
A pontuação vai de 3 a 12. Quanto
mais a pontuação, pior o grau de definição e, como dissemos, pior será o
desempenho do Projeto.
FASE 4 - A fase de Execução / Implantação
Implanta-se o projeto de acordo com o escopo, prazo e custo
aprovados. É executada a Construção e Montagem, elaborado o plano de operação,
além de realizados o comissionamento e pré-operação. São também coletadas,
analisadas e compartilhadas as métricas e lições aprendidas da implantação do
projeto. Ao final desta fase o projeto é
encerrado e todo investimento previsto foi realizado.
FASE 5 - A fase do 1o. ano de operação
Com a evolução da metodologia sendo aplicada nas grandes
empresas e em mega projetos, uma quinta fase vem sendo incluída nos ciclos do
projeto, visando abranger a operação e avaliação do ativo para garantir as
especificações de desempenho e máximo retorno dos investimentos. Monitora-se continuamente o desempenho do
nível de operabilidade do sistema de produção e de SMS, além de identificar
novas oportunidades e coletar, analisar e incorporar as lições aprendidas.
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