• segunda-feira, 6 de maio de 2013

    Sistema de Lubrificação por Névoa (Oil Mist) - parte 2


    Por que o Oil Mist funciona?
    Um dos mecanismos de falha primários dos elementos móveis de um rolamento é a fadiga.  Muita da fadiga é causada pela sujeira e partículas de desgaste que, aproximadamente da espessura da cunha de óleo, causa a obstrução dos elementos do rolamento. Óbviamente que particulas mais finas do que isto não irão entrar nas folgas para causar fadiga, até porque, por serem menores do que o filme de óleo, não irão causar fadiga.

    Você já notou que as gotículas do oil mist possuem de 1 a 3 microns de tamanho?  Por causa disso, a sujeira ou partículas de desgaste que possam causar fadiga não permanecem em suspensão com o óleo mist e dessa forma não se incorporarão ao oil mist gerado.  Assim sendo, o oil mist na verdade acaba se tornando um elemento filtrante.

    Há ainda outro fator importante para o oil mist funcionar tão bem.  Em pesquisas acadêmicas feitas pela Universidade do Texas, descobriram que, em alguns casos, o oil mist puro acaba depositando uma camada resistente de carbonáceo (teor elevado de carbono), o metamorfismo do material carbonáceo é expressa no processo de grafitização. Contudo, a grafitização pode ser acelerada ou retardada dependendo dos vários fatores metamórficos ou litológicos.   Isto não foi detectado nos sistemas de lubrificação convencionais.

    Ok, então osistema de oil mist acaba depositando esta camada, e daí? Este filme seco nas superfícies de desgaste acaba protegendo os elementos girantes do rolamento. Uma das preocupações daqueles que não estão familiarizados é temer pelo o que pode ocorrer se o oil mist parar de enviar a névoa para suas máquinas, eles acham que os rolamentos irão falahar imediatamente.  Pelo cont´rario, pesquisas e experiência de campo tem revelado que, por causa desta camada de carbonáceo, as máquinas podem operar em segurança por 8 horas sem oil mist.  Alguns tem operado até mais do que isso.  Certamente, ninguém recomendaria propositadamente parar o sistema de oil mist, mas pelo menos não existe para este sistema o sentido de vida ou morte em caso de parada.

    Formas de Oil Mist

    Oil Mist pode ser aplicado em 2 formatos:  oil mist puro (névoa de óleo seco) ou oil mist purga (névoa de óleo molhada).  No caso da aplicação do oil mist purga, o oil mist é aplicado ao espaço de vapor acima do óleo líquido em caixas de engrenagens primárias, reservatórios de óleo, e mancais.  Isto é feito para excluir água e outros contaminantes.  Com o oil mist puro, ele substitui o óleo líquido nas caixas de rolamentos, assim não há outro lubrificante indo aos rolamentos.

    Frequentemente, usuários erroneamente acreditam que o oil mist purge é melhor porque combina os benefícios de ambas as formas, isto é, o benefício da névoa de óleo com o depósito molhado de óleo, na verdade,oil mist puro tem mais benefícios do que o oil mist purga como explicado abaixo.  Muito dos potenciais benefícios são perdidos com o oil mist purga.

    Benefícios da lubrificação por névoa (oil mist lubrication)

    Foi nos anos 60 que várias experiências concluíram que poderia se utilizar o oil mist puro em virtualmente todas as categorias de maquinas rotativas.  O oil mist puro ou seco, constitui o método de se injetar a mesma dispersão de partículas extremamente pequenas dentro de uma câmara na qual todo óleo foi drenado.  Embora este método não tivesse sido aceito de imediato, pois mesmo o mecânico mais experiente dificilmente consegue acreditar inicialmente que apenas uma nuvem de óleo pode fornecer a lubrificação necessária para rolamentos anti-fricção de alta velocidade.  Contudo, os méritos do oil mist seco foram provados e bem documentados, pois permite que o rolamento trabalhe em temperaturas mais altas ainda, , já que opera com uma temperatura mais baixa que o oil mist molhado, já que o calor adicional provocado pelo depósito de óleo é eliminado.  Além disso, anéis de vedação sofrem muito menos desgaste.  Com oil mist seco, apenas a névoa fresca, sem água, alcança os pontos  as serem lubrificados, isto diminui a probabilidade de danos ao rolamento devido ao contínuo re-uso da mistura ou “debris” que podem surgir no óleo depositado.

    Oil mist reduz o consumo de lubrificante drasticamente em comparação com outros sistemas, já que funciona como um sistema fechado e precisamente mensurado para cada rolamento.

    Reduz o coeficiente de fricção 25% e reduz o consumo de energia elétrica em até 5%.

    Temperaturas de trabalho mais baixas, fazem com que o equipamento tenha uma vida útil maior. Reduz a temperatura da caixa de rolamentos em media 12C e diminui o consumo de água de refrigeração.

    Aumenta a vida útil dos rolamentos.

    Economia no controle e manuseio dos lubrificantes.

    Moderniza/automatiza a lubrificação manual evitando o erro humano aumentando a segurança industrial, além de possibilitar o uso de homem horas em outras atividades mais lucrativas.

    Considerando que oil mist é tão puro, 1 parte de óleo para 200.000 partes de ar, explosão é impossível de acontecer, já que para uma mistura se tornar explosiva, a concentração deveria estar a partir de 1 para 250.  Assim sendo, oil mist é seguro.

    Clique para ir para a parte I do post.

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