• sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

    Empresa inova ao avaliar integridade de dutos de petróleo

    Rio de Janeiro – Um sistema de análise capaz de cruzar dados para avaliar a integridade estrutural de dutos de petróleo. A empresa carioca PRIMA-7s desenvolveu essa ferramenta computacional, considerada inovadora no Brasil.
    O software é alimentado por dados com origem em avaliações de PIGs – ferramentas de inspeção lançadas no próprio duto de óleo e gás para encontrar possíveis falhas. A análise leva em conta cerca de 20 variáveis e o cruzamento das informações permite verificar defeitos por corrosão e amassamento, e apresenta alternativas para solucionar o problema – seja por reparo ou substituição de um trecho do duto.
    “Nosso trabalho pode ser comparado ao de um médico que, a partir dos exames feitos no laboratório, descobre ou confirma o diagnóstico e, a partir daí, determina o procedimento mais adequado”, diz o engenheiro Marco Antônio Pérez Rosas, que comanda a empresa com os sócios José Luiz de França Freire, Leonardo Dantas Rodrigues e José de Jesús Leal Carvajalino.
    A vocação para a excelência está no DNA da PRIMA 7s. Ainda na fase embrionária, ganhou o prêmio Petrobras de Tecnologia 2004 pela restauração por multicamadas metálicas, método de reparo de dutos e tubulações.
    Desde sua criação, há quatro anos, ainda como empresa pré-incubada no Instituto Genêsis, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), participou do desenvolvimento de projetos junto com a Petrobras e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
    A PRIMA 7s foi uma das beneficiadas no ano passado pelo convênio entre o Sebrae no Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). Celebrada em 2004, essa é uma das ações de inserção competitiva das micro e pequenas empresas fluminenses que atuam na cadeia, como parte do desdobramento do convênio nacional firmado no mesmo ano entre o Sebrae e a Petrobras .
    Por meio dessa parceria, cabe ao Sebrae trabalhar na identificação de negócios inovadores e promover a capacitação de processos como gestão, preços e atendimento para que pequenos negócios possam atender às demandas da Petrobras, seguindo todo o padrão de exigência da companhia.
    “Pelo convênio, as empresas entram em contato com desafios mais específicos que possam atender às demandas do mercado”, explica o engenheiro da PRIMA 7s, José de Jesús Leal Carvajalino.
    Apoio
    A consolidação da empresa também contou com apoio da (Faperj) – com projeto de desenvolvimento e validação de inovadores processos de reparo – e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário