Pois é, da forma como o Gerente de Projeto é descrito no
PMBOK a única coisa que imagino se aproximar das qualidades necessárias
exigidas para ser um GP, segundo o PMBOK, é o Super homem!
Primeiro, se você não tem talento ou não aprendeu a lidar
com pessoas, esqueça a profissão de Gerente de Projetos, pois em 90% do tempo o
GP passa gerenciando pessoas em reuniões, em trabalhos de equipe, em
negociações, em palestras, treinamento, etc...
Perfil do Gerente de Projeto, responsável pelo sucesso ou
fracasso do projeto:
- Empreendedor,
- Pró-ativo,
- Líderes,
- Negociador nato,
- Comunicativos,
- Influentes,
- Analíticos e
- Completamente entusiastas da causa humana por saber lidar
com pessoas!!!
Tem deveres e responsabilidades (alguém lembrou dos
direitos? o PMI não), não é o dono do projeto, e em alguns casos tem um
papel de facilitador ou coordenador, dependendo do poder decisão que ele tenha.
Mas como assim facilitador ou coordenador? É simples,
imagina uma empresa extremamente funcional (falaremos sobre estrutura
organizacional em outro post), você acha que o Gerente de Projeto tem algum
poder de decisão? Neste caso ele
funciona mais como um facilitador (um menino de recados?), quando ele já tem
algum poder de decisão, não muito, só um pouco, ele já exerce um papel de
coordenador de projetos.
Além disso, o Gerente de Projetos tem um papel altamente
abnegado com relação a equipe a qual ele gerencia, afinal ele tem um papel
normalmente, mais ou menos como o de um técnico de futebol, até porque o
projeto depende da equipe para ser executado, e se o projeto for um sucesso,
todas as glórias devem ir para a equipe, agora, se o projeto for um fracasso, o
Gerente de Projeto é quem deve assumir toda a responsabilidade pelo fracasso.
Em resumo: o GP é responsável pelo sucesso ou fracasso do
projeto, contudo o sucesso você sempre compartilha com a equipe, já o fracasso
você assume sozinho como líder que deveria levar a equipe à vitória.
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