• quarta-feira, 24 de outubro de 2012

    Stakeholder ou Partes Interessadas

    Parte interessada é muito mais do que a equipe que participa do projeto.  Parte interessada é toda organização ou pessoa que é afetada positiva ou negativamente pelo projeto.  Daí vocês irão começar a pensar que um projeto aparentemente pequeno, quando se começa a identificar TODAS as partes interessadas, vai crescendo, crescendo.... Imagina você querendo alterar um processo dentro de sua empresa, a princípio você deve imaginar umas 7 ou 8 pessoas interessadas diretamente, o que não é muita gente, mas aí quando você começa a imaginar nas partes interessadas indiretamente naquele processo a coisa muda de figura, e começa a ficar cada vez maior, e você percebe que de repente metade de sua empresa estará direta e indiretamente afetada pela mudança naquele processo. 
     
    E se uma  destas partes interessadas tiver ligação externa à sua empresa, você também que desdobrar a influência desta identificação para os stakeholders externos também.   Imagina um projeto que já seja externo e  grande, como você irá fazer para identificar todos eles?  Você terá que fazer o seu melhor dentro da restrição que você tiver no seu projeto (tempo, recurso, etc).  Mas o importante é ter em mente que você terá que procurar identificar o máximo possível de partes interessadas do seu projeto, caso contrário, o que você deixou de identificar poderá ser fonte de riscos, mudanças e críticas, muitas críticas posteriores! 
     
    Mas eles também podem ser ótimas fontes de recursos, visto que muitas partes interessadas podem exercer influências no projeto, ou mesmo contribuir diretamente como veremos depois na hora em que tivermos que estabelecer estratégias para gerenciar as partes interessadas identificadas.

    Dessa forma, dependendo do projeto as partes interessadas podem ser: cliente, usuário, sponsor (patrocinador), gerente funcional, equipe, organização executora,  associações, ongs, órgãos do governo, comunidades, igrejas, instituições, empresas, mídia em forma geral, etc...
    Gerenciar partes interessadas é tão importante e complexo, que o PMI está neste momento criando uma nova área de conhecimento específica para tratar deste assunto, sugerindo as melhores práticas para poder se adequar, afinal como estamos falando de um projeto que pode ser executado em diferentes áreas (engenharia, IT, construções, etc) fica difícil recomendar uma regra, mas as boas práticas que estão sendo feitas mundo afora serão com certeza ensinada.

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