• quinta-feira, 1 de novembro de 2012

    A Ética do PMI


    Vamos falar um pouco sobre a ética vista do ponto de vista do PMI (Project Management Institute).  Ahh, não sabia que o PMI tinha código de ética? O código de ética do PMI tem como função básica assegurar a integridade pessoal, portanto a galera que trabalha com SMS já sabe bem do que estou falando.  Tudo o que se fizer para salvaguardar a vida e a integridade pessoal faz parte do código de ética.  Além disse ele preza o direito e o respeito humano. Ele foi baseado no código de direitos humanos da ONU, portanto não foge muito do que é preconizado no mundo todo em termos de ética profissional.

    Compartilhar informações!  Para o PMI, você pode e deve compartilhar informações.  Não as sigilosas, é claro, mas o objetivo aqui é dizer que o conhecimento deve ser compartilhado.  Uns compartilham e obtém lucro disso, através de livros e palestras, e outros abnegadamente compartilham sem visar lucro, como eu aqui no blog, contribuindo para a base de conhecimento. :).

    Aplicar o conhecimento profissional.  Isto quer dizer que a partir do momento que você se torna um PMP, você passa a ter a responsabilidade de aplicar aquilo que aprendeu de forma ética e responsável, coerentemente com as boas práticas preconizadas pelo PMBOK.   E agora eu pergunto: por que eu vou deixar de aplicar as boas práticas?  Elas não foram criadas para se ter um resultado melhor na gestão de projetos? Então não seria anti-ético se não as  seguisse?  Não tem justificativa!  Não se pode deixar de aplicar. Deixar de criar uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto), ou começar um projeto sem um Termo de Abertura são atitudes totalmente anti-éticas para o PMI.  Outra coisa: aprovar um cronograma irrealista é responsabilidade do GP, afinal é responsabilidade dele que o cronograma seja cumprido, desta forma é totalmente antiético.

    Equilibrar os interesses do stakeholder do projeto. Como vimos anteriormente, existem partes interessadas que vão apoiar e outras que não vão apoiar,  algumas serão solução e outras serão problemas, e você como GP deve tentar equilibrar as necessidades e expectativas das partes interessadas de forma absolutamente ética.

    Respeitar as diferenças.  Acho isto primordial em qualquer nível e ambiente.  Saber respeitar o limite do próximo é importantíssimo, brincadeiras e críticas são toleráveis desde que não se ultrapasse o limite das diferenças de cor, raça, social, econômica, cultural, enfim, vamos respeitar todo mundo e estaremos dentro da ética do PMI.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário