• terça-feira, 6 de novembro de 2012

    Ciclo de vida do projeto x ciclo de vida do produto

    O ciclo de vida do projeto é dividido em fases.  Quem define quais fases são, quantas fases, qual o nome, em que ordem acontecem é a metodologia que vocês irão usar.  O PMI por NÃO SER UMA METODOLOGIA não define.  Quem define as fases do projeto é a metodologia. Gosto de enfatizar isso, pois tem muita gente fazendo confusão.
    Uma fase de um projeto é um grupo de atividades, relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um ou mais deliverables (entregáveis ou entregas).



    Pode-se ter entre uma fase e outra um portão (Gate) decisório, um checkpoint, isto é, você só passa para a próxima fase, se houver uma aprovação baseada em alguma avaliação de condições a serem satisfeitas.  As fases nem precisam necessariamente seguir uma seqüência, podem ser paralelas ou simultâneas.  Quem vai definir isso é a metodologia adotada pela organização.  Vale ressaltar que, independente das fases que o ciclo de vida do projeto tenha, temos que rodar o famoso ciclo de processos em cada fase: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento, só aí podemos partir para a próxima fase.


    Já o ciclo de vida do produto, que é diferente do ciclo de vida do projeto, é basicamente definido pelo tipo de produto ou segmento de mercado que você está trabalhando.  Para se ter uma idéia melhor, normalmente ele se inicia na concepção, parte para o desenvolvimento, tem a partida ou início de operação, atinge o auge de uso e começa a decair até atingir estágios de encerramento ou retirada de utilização.  No ciclo de vida do produto é comum incluirmos também fases de operação e manutenção. E para cada fase do ciclo de vida produto, podemos ter vários projetos com seus respectivos ciclos de vida.

    Confundiu?  Vamos lá, imagine o ciclo de vida de um veículo:

      Você terá por exemplo o ciclo de concepção ou definição do produto, onde teremos vários projetos até definir qual será aceito,
      > Depois partimos para a fase de desenvolvimento do produto até se criar um protótipo ou o primeiro produto de série, onde também teremos projetos para produzir este produto.
      Depois ele vai para a fase de replicação ou produção e entra em operação, e neste caso também teremos projetos para viabilizar sua produção seriada, ou para melhoria de produtividade etc...
      Depois de certo tempo, vai ter um momento em que o produto entrará em declínio, o veículo em questão não terá mais aceitação de mercado, as pessoas irão deixar de comprá-lo, a demanda irá diminuir, enfim, e nesse momento pode ser necessário a criação de projetos para reestilizar o veículo, na tentativa de dar uma sobrevida do produto.

    Exemplo de produtos que já terminaram seu ciclo de vida: máquina de datilografia, câmera de fotografar com filme, fita cassete, vídeo VHS, discman

    Exemplo de produtos que estão no fim: Computadores desktop, celular que não seja Smartphone, CDs, telefone fixo, etc...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário