• quinta-feira, 22 de novembro de 2012

    O PMBOK é certeza de sucesso?


    O PMBOK é um guia de boas práticas, isto significa que existe um entendimento geral de que sua aplicação correta nos processos de gerenciamento de projeto aumenta substancialmente as chances de sucesso deste projeto.   Se alguém citar que aplicar estas boas práticas GARANTE o sucesso do projeto, diga OPAAA!!!  NÃO É BEM ASSIM!!!   O PMBOK não garante nada, ele só aumenta as chances de sucesso se bem aplicado, na maioria dos projetos e na maioria das vezes.

    E tem mais: você concordam que aplicar estas boas práticas em algumas circunstâncias podem até afundar um projeto?  Duvidam? Então, imagina um projeto pequeno, de deve durar uns 3 meses e você aplica os 42 processos do PMBOK, você ainda tem dúvidas se ele vai ser um sucesso ou fracasso?  Ele nem vai começar, 3 semanas depois todo mundo vai ter pulado do projeto.... até você vai ser jogado fora se bobear.  Imagina: 2 semanas se passaram e você não apresentou nada, ainda está falando em levantar requisitos e coisa e tal... já era amigo, seu projeto foi pro buraco!  Se for um projeto urgente então, 2 horas depois que te entregaram o projeto já estão querendo algum resultado.   Aliás, iremos falar de gestão de tempo depois, mas isto me lembra as cenas clássicas que ocorrem nas empresas, quando te entregam uma ideia mais ou menos qualquer e já querem que você dê um prazo, perguntando assim: "quanto tempo você acha que faz isso?"  "quanto tempo mais ou menos vai durar este projeto?", pelo amor de deus, esqueçam isso!!!  E esses chefes ainda argumentam: "não é oficial não, é só para ter uma idéia", ora francamente, vai nessa...!! Se você não tem certeza de nada, nunca dê nem uma estimativa sequer, pois a partir do momento que você dá uma estimativa, você gera uma expectativa que corre o sério risco de virar definitiva e você ainda vai ser cobrado por isto.

    Então, voltando ao nosso assunto original, utilizar as boas práticas do PMBOK, selecionando os processos adequados e usando uma abordagem adequada adaptada com bom senso, atendendo os requisitos, desejos e expectativas identificados, balanceando as restrições de escopo, custo e qualidade, é fundamental para que o seu projeto seja um sucesso.  Até porque, ninguém tem todo o tempo do mundo, toda grana e recursos para produzir o resultado.  Como dizem por aí: os recursos são escassos!  Por isto, quando falo em balancear as restrições, é saber como se virar pois certamente na prática você não terá todo o tempo que deseja para realizar o projeto, não terá todos os recursos à sua inteira disposição, não terá todo financiamento necessário da empresa, provavelmente não conseguirá identificar todos os riscos, nem delinear um escopo completo, enfim, não tem como ser completo em TODAS as áreas, você terá que abdicar de alguma coisa em algum momento, terá que usar o que tem e dividir da melhor maneira possível. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário