• segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

    Metodologia IPA e as boas práticas do PMBOK


    ciclo de vida do projeto é dividido em fases.  Quem define quais fases são, quantas fases, qual o nome, em que ordem acontecem é a metodologia que vocês irão usar.  O PMI por NÃO SER UMA METODOLOGIA não define.  Quem define as fases do projeto é a metodologia. Gosto de enfatizar isso, pois tem muita gente fazendo confusão.

    Uma fase de um projeto é um grupo de atividades, relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um ou mais deliverables (entregáveis ou entregas).

    Já o ciclo de vida do produto, que é diferente do ciclo de vida do projeto, é basicamente definido pelo tipo de produto ou segmento de mercado que você está trabalhando.  Para se ter uma idéia melhor, normalmente ele se inicia na concepção, parte para o desenvolvimento, tem a partida ou início de operação, atinge o auge de uso e começa a decair até atingir estágios de encerramento ou retirada de utilização.

    Lá no início nós tínhamos o ciclo de vida do produto, que normalmente segue uma seqüência de iniciação, criação, desenvolvimento, declínio e retirada,  depois tínhamos o ciclo de vida do projeto que é definido em função das necessidades do segmento de mercado, da organização, etc... já o ciclo de vida do gerenciamento do projeto é definido pelo PMBOK, dividido nos cinco grupos mencionados anteriormente, que estão divididos em 42 (até a próxima revisão) processos. Isto é, o PMBOK não define o ciclo de vida do produto nem do projeto, não é de sua responsabilidade isto, é responsabilidade da organização, do mercado, do GP, entretanto ele define o ciclo de vida do gerenciamento do projeto, e este tem que seguir as boas práticas inseridas no PMBOK.  Resumindo: o ciclo de vida de projeto é definido pela metodologia utilizada já o ciclo de vida do gerenciamento do projeto É DEFINIDO PELO PMI.

    A metodologia FEL está inserida na fase inicial do ciclo de vida do projeto, tendo portanto uma interface com os processos de Iniciação e Planejamento do PMBOK.  A fase de implantação tem relação direta com a etapa intermediária do ciclo de vida do projeto e com os processos de Execução e Control e a fase de Start-up apresenta relação com a etapa final e com o grupo de processos de encerramento.

    Mas é importante ressaltar que todos os processos do PMI ocorrem em todas as etapas do projeto, mas, dependendo da etapa, poderá existir maior incidência de determinado tipo de processo (PRADO 2004).

    A FEL 1, ao se caracterizar por explorar a oportunidade do projeto, tem uma forte relação com as atividades propostas na fase de iniciação do PMBOK, enquanto a FEL 2 já tem um foco maior na fase de planejamento do PMBOK, da mesma forma que a FEL 3 também apresenta um foco em planejamento, já que é onde se consolida o projeto.

    A tabela a seguir apresenta de forma sumarizada a interface entre os produtos da metodologia FEL e os grupos de processos Iniciação e Planejamento do PMBOK (Barshop, 2004, Merro, 1997).




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário