• quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

    Gerenciamento de Mudança (MOC - Management of Change)


    O Processo de Mudança

    Um processo de oito etapas para a implementação de um processo de gestão de mudança (MOC) é ilustrada na Figura 1 abaixo. Esta estrutura pretende abordar todas as questões que precisam ser cobertas quando avaliar e recomendar mudanças. Mesmo que um sistema diferente esteja sendo utilizado, cada um dos tópicos descritos nessa abordagem oito etapas devem ser abrangidos por qualquer sistema de Gestão de Mudança que estiver sendo usado.
    Figura 1 
    Processo MOC – Oito Passos

    Seção A – Solicitação inicial

    O processo de mudança começa quando alguém identifica um problema que precisa ser corrigido, ou acredita que há uma maneira melhor de operar o processo. Essa pessoa é referida aqui como o Solicitante. Normalmente, o Solicitante pode ser um gerente, um supervisor ou um engenheiro. No entanto, a gestão do sistema de mudança deve ser aberta a todos, qualquer um deve se sentir livre para propor alterações que eles acreditam que pode tornar a instalação mais segura, mais limpa e mais rentável. O sucesso do sistema de Gestão de Mudança depende das pessoas estarem dispostos a sugerir mudanças. Há pouco valor em ter uma alta qualidade de processo de gerenciamento de mudança se ela nunca é usada ou eventualmente são ignoradas. 
    Seção B - Primeira Revisão

    Após o início do processo de Gestão da Mudança, o próximo passo é realizar a primeira revisão, que deve ser relativamente informal. 

    Seção C - Avaliação detalhada

    Até este ponto, o processo de mudança envolveu apenas algumas pessoas, e tem sido relativamente informal. Se a alteração proposta ainda parece ter mérito, pode agora ser submetida ao sistema de Gestão de Mudança, onde será avaliada por uma equipe de pessoas que representam diferentes disciplinas e especialidades. Este é o passo de avaliação detalhada.

    Seção D - Seleção e Aprovação

    Uma vez que a proposta de mudança foi bem avaliada, e uma lista de possíveis recomendações preparadas, o gerente da instalação deve selecionar o que é considerada a melhor escolha, e aprovar formalmente essa escolha. Antes que uma mudança possa ser implementada, ela deve ser formalmente aprovada e aceita pela gestão da fábrica. Esta aprovação é necessária para atender aos requisitos das normas de segurança de processo. A aprovação também serve como um registro formal. Na prática, se a avaliação detalhada na Seção C for realizada cuidadosamente, este passo de aceitação formal não deve demorar muito, e deve ser pouco mais do que uma formalidade. 
    Seção E - Novos Limites / Atualização dos Processos de Segurança

    Depois que a alteração tenha sido aprovado, novos limites operacionais de segurança são definidas e a documentação de engenharia pode ser atualizada.Todas as pessoas que são afetadas pelos novos valores devem ser informados. Eles também devem ser treinados no que fazer se os novos limites forem ultrapassados.

    Seção F - Notificação

    Antes da mudança ser de fato implementada, todas as partes afetadas devem ser notificadas. Isso geralmente é feito através de e-mail. O processo de diz respeito às pessoas que têm envolvimento direto e indireto com as consequências da mudança.

    Seção G - Implementação

    Finalmente, a alteração pode ser implementada.

    Seção H - Follow-Up - Acompanhamento

    Uma vez que a alteração foi implementada, deve haver um acompanhamento para se certificar de que todas as precauções e preparações foram tratadas adequadamente. 

    Abaixo, exemplo de um processo de Gerenciamento de Mudança (MOC) adotado por uma empresa multinacional da área de gases, vejam como possuem as etapas citadas anteriormente:



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário