• sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

    Gestão da Qualidade e sua Abrangência

    Cabe ressaltar a importância da disciplina gestão da qualidade, tendo em vista o papel decisivo por ela assumido em face do processo de globalização, da abertura dos mercados e da consequente competição entre organizações, na busca de competitividade.

    Os processos e modelos que fazem parte do universo da gestão da qualidade possibilitaram o incessante aprimoramento as empresas, que a todo instante são impelidas a alterar suas sistemáticas e procedimentos na tentativa de obter maiores níveis de competitividade.

    Atualmente, a gestão da qualidade abrange uma visão macro da existência humana, influenciando modos de pensar e de agir.  Qualidade não significa apenas o controle da produção, a qualidade intrínseca de bens e serviços, o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou a assistência técnica adequada.  Num sentido mais amplo, o conceito de qualidade total ou de gestão da qualidade passou a significar modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia organizacionais.

    A ampliação da abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode também ser percebida nas responsabilidade que se agregaram a área, como qualidade ambiental e qualidade de vida, ética e valores - hoje imprescindíveis e objeto de regulamentações nacionais e internacionais e de normas diversas, mostrando a crescente consciencização da sociedade, que impõe demandas e exerce pressões complementares.

    Hoje, a qualidade é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do amo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada.

    A principal diferença entre a abordagem do início do século XX e a atual é que a qualidade agora está relacionada às necessidades e aos anseios dos cliente.s  Seja qual for o porte da empresa, observam-se programas de qualidade e de melhorias de processos na maioria dos setores econômicos.  Não importa fazer o melhor produto com os melhores processos, se o que se faz não vai ao encontro do consumidor, razão de ser de todos os processos organizacionais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário