• domingo, 3 de fevereiro de 2013

    Excelência Operacional

    Hoje iremos começar a falar sobre excelência operacional.  Mas para quê eu preciso conhecer essa tal de excelência operacional??  Bom, o mercado no qual vivemos, a cada dia se torna mais competitivo, além disso as sucessivas crises econômicas fazem empresas ao redor do mundo se depararem com desafios em termos de redução de custo, melhoria da qualidade, aumento de produtividade e até mesmo fluxo de caixa.  Neste ambiente desafiador e competitivo, as empresas que não buscarem excelência operacional em seus processos, perderão poder de competir nos mercados que atuam e poderão perecer muito em breve, já que  atingir a Excelência Operacional, significa em resumo ter uma operação com todos seus processos mapeados, enxuta, sem desperdícios e com desvios e defeitos minimizados ao máximo.

    E o que fazer para atingir esta tal excelência operacional?  Existem várias formas, métodos, caminhos, ferramentas, sistemas e cada empresa adota uma abordagem diferente, ora focando em uma ferramenta, ora em outra, ou em várias ao mesmo tempo, tudo obviamente depende da cultura da empresa, do "poder de fogo", do direcionamento estratégico e do mercado a que a empresa está inserida.

    Aqui iremos direcionar nosso papo sobre excelência operacional para as ferramentas que eu tive a oportunidade de conhecer e utilizar nas empresas para quem trabalhei: Lean Manufacturing e 6 sigma.  Lembrando que não sou um expert nem certificado no assunto, o que pode ser uma vantagem, já que não irei aprofundar em detalhes e tentarei ser o mais direto e visual possível, tentando trazer um "ar revigorante" sobre este assunto já tão debatido em sites e livros especializados.

    A excelência operacional poderá envolver uma liderança visionária (planejamento estratégico, visão, missão, etc..), gerenciamento da cadeia de fornecimento (parceria com fornecedores, livre de desperdício, Just in Time, "puxada" por demanda, etc), Busca pela perfeição (busca incessante, melhoria contínua, melhores práticas, etc), Lean Manufacturing (gerenciamento visual, 5S, elimínio de desperdício, etc), Six Sigma (DMAIC, Controle de processo, vairação mínima, etc) e Funcionários capacitados (time orientado, PACE, confiança, etc..), e qual o objetivo de tudo isso?




    Para entender melhor, fiz a comparação abaixo:

    PACE = Maximiza o envolvimento dos funcionários. É um processo de efeito rápido, quase imediato, onde você ataca os devios que vê mais fácil, utiliza também uma técnica sem ser complexa e que dê uma resultado rápido. É o que normalmente fazemos no nosso dia a dia na fábrica.

    LEAN = Tenta minimizar ou até eliminar o desperdício.  É no Brasil chamada de Manufatura Enxuta. Não é tão estruturada quanto o 6 sigma, mas muito útil para melhor a velocidade do processo, identificar processos e atividades sem valor agregado.  Normalmente recomenda-se implementar o Lean primeiro e depois o 6 sigma.

    6 SIGMA = Tenta minimizar ou até eliminar a variação dos processos.  É bem mais estruturada que o Lean e dessa forma mais complexa, utilizando variadas ferramentas estatísticas para verificação do processo e identificação de variáveis.

    Em resumo, a utilização do Lean Manufacturing e do 6 SIGMA contribui de forma decisiva para o atingimento da excelência operacional.  O Lean elimina o desperdício e  o 6 sigma reduz a variação.

    Em futuros post, colocarei mais informações diretas e objetivas sobre como funcionam estas ferramentas.  Aguardo vocês por aqui e deixem seus comentários!


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário