• sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

    Perspectivas de Carreira


    Para início de conversa, você tem que olhar o que você deseja ser.  Precisa entender de alguma forma onde está e onde quer chegar e, mais do que isso, o que pode fazer para chegar onde se deseja chegar. Se o custo desta perspectiva de carreira ou de crescimento for sofrer e perder o juízo, então não vale a pena. É necessário sair da rotina caótica e tentar enxergar por outros ângulos. Se perguntar:  “qual o caminho que vou seguir?”  “este caminho é reto?”  e neste caso... “como irei lidar com as coisas que vão surgir neste caminho?”  Porque, com certeza, aparecerão muitas coisas.  Muitos obstáculos, muitas barreiras que irão tentar tirá-lo do seu caminho, da sua caminhada reta, da sua ética e da sua moral.  Mantenha sua integridade, trabalhe sua paciência e sua serenidade da melhor maneira possível, para poder lidar com tudo isso que virá e poder andar reto e não voltar a andar em círculos.  

    Aprenda a errar do “jeito certo”, ou seja, se você erra porque não se organizou ou não se planejou direito, são erros que você pode e deve evitar, agora se errou porque estava tentando inovar, realizando algum teste ou experiência no intuito de criar e tentou e não deu certo,este não é um erro que você tenha que evitar, pelo contrário, tem que continuar pois este é o “erro certo”.

    E para ser um profissional inovador, você tem que gostar de novidades, estar sempre alerta, “antenado”, ligado no que esta acontecendo, “sair da caixa” e se aventurar em outros nichos, procurar e pesquisar em diversos locais,  em outros universos diferentes do seu atual, pois com certeza novos contatos, novas experiências, outros pontos de vista vão lhe dar muito mais idéias,  você vai conseguir as grandes inovações em outro universo, e no meio disso tudo vocÊ tem que se preparar também para saber administrar riscos, pois tona inovação traz riscos.

    Lembre-se: não queira ser o herói, querer fazer tudo, conte com ajuda dos seus subordinados de sua equipe, confie nas pessoas , monte bem sua equipe e divida as responsabilidades sabendo delegando.  Procure não deve ter medo de tomar decisões, apesar de haver decisões não muito fáceis de tomar, e aprenda a influenciar as pessoas, fazendo as perguntas certas e sabendo ouvir e tendo humildade, para conseguir absorver idéias e ensinamentos de terceiros que possam te ajudar a realizar os seus objetivos.

    E o maior bloqueador de perspectivas de carreira? São os medos. Evite os medos e receios de não dar certo, medo de não ser competente, medo de não ser reconhecido, medo de ser julgado, não fique com aquele pensamento de que outros tiveram mais oportunidades que você teve, vantagens que você não teve, que você é refém de uma carreira que simplesmente aconteceu com você e que não tem jeito de administrar esta carreira.  Evite uma postura de ser vítima o tempo todo: “não adianta, nada vai mudar, tudo é assim”.... estes mitos atrapalham muito, são pontos cegos que muitas vezes nem sabemos que existem, nem fazemos idéia do formato em que eles se apresentam e com certeza são os maiores bloqueadores.  Os maiores sabotadores de sucesso estão dentro da gente e não fora, pois fora normalmente estão as desculpas para não se conseguir o que se quer, então temos que procurar nos conhecer muito para evitar cairmos em todas estas ciladas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário