• segunda-feira, 24 de março de 2014

    O Gerente de Projetos


    O Gerente de Projetos precisa dominar a área de expertise do projeto que ele vai gerenciar?  Isto é, vocês acham que são capazes de gerenciar um projeto na área de medicina, tanto quanto na área de engenharia ou de informática?  

    O PMI diz o seguinte em outras palavras: se você é um bom Gerente de Projetos, você terá capacidade de gerenciar projetos em qualquer área de conhecimento. Óbvio que, se você conhece a área do seu projeto, isto facilita o seu trabalho, mas se você não conhece, você obrigatoriamente tem que se cercar de pessoas que conhecem para lhe dar suporte nas questões específicas do projeto.

    As boas práticas, definidas no PMBOK, terão que ser conduzidas seja um projeto de um edifício, ou um projeto para mudar o sistema de contas a pagar.  Por exemplo, você terá que fazer uma EAP, seja na construção do protótipo de um novo carro, ou na criação de um novo software.  É bom conhecer?  É bom conhecer! Facilita? Sim, facilita. Mas não é fundamental, para se gerenciar um projeto.

    O que é fundamental, cá entre nós, é só o Gerente de Projetos, entender em que “buraco ele se meteu”, isto é, que tipo de empresa você está inserido, que tipo de ambiente você se encontra, e se você é novo na empresa, precisa definir qual o tipo de organização, pois isto influencia e muito em um projeto, pois se você fizer um projeto em um banco de investimento é totalmente diferente de se fazer um projeto em um banco de varejo.  Fazer um projeto em um segmento de construção civil será bem diferente de se fazer um projeto na área médica, devido a característica da organização, a maneira de gerenciar muda bastante, assim como mudaria se este mesmo projeto fosse em uma instituição militar, deu pra entender?


    A forma de lidar com as pessoas, a forma de como a organização entende os processos, a forma como as pessoas entendem os processos, por isso o Gerente de Projetos tem que entender isso e usar suas habilidades para poder executar o projeto, habilidades essas que envolvem qualidades pessoais, liderança, comunicação, psicologia, afinal os projetos são feitos por pessoas, e aí é que estão os maiores problemas.  Quando o problema é técnico, é moleza!  Sempre se consegue dar um jeito de uma maneira ou de outra em 90% dos casos, sem muitos traumas, aliás, nesse sentido o brasileiro é criativo.  Agora, no tocante ao relacionamento humano, a coisa muda de figura.  Se fulano gerar um conflito com fulano,  pode apostar que a dificuldade de resolver vai ser muito pior. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário