• segunda-feira, 17 de março de 2014

    Por que Projetos?

    Esta é a pergunta do dia: por que
    fazer projetos?  

    Você acham que as empresas fazem um projeto, simplesmente por que acordaram com vontade de remodelar o sistema de contas a pagar?  Não é bem assim (apesar de que já vi esses casos, mas deixa pra lá).   

    Em geral as empresas possuem um plano estratégico a seguir, e para atingir os objetivos deste plano, surge a necessidade de implementar diversos projetos para que as diversas áreas possam atingir suas metas.  Dessa forma, as empresas montam um portfólio de programas, e dentro dos programas elas incluem seus projetos.  Com o resultado dos projetos, elas terão o resultado dos programas que comporão os resultados dos portfólios que farão a empresa atingir o seu plano estratégico. Ufa!

    Em geral, as empresas fazem um projeto devido a uma necessidade interna, necessidades legais (mudança de legislação, por exemplo), ou até por uma questão de participação como voluntariada.  Mas no fim das contas, os projetos de uma empresa tem que estar alinhados com seu planejamento estratégico, caso contrário, é um projeto que chamamos vulgarmente de “fraco”, isso dependendo é claro, do gestor que mandou realizar o projeto.


    Alguém já viveu uma situação em que você está trabalhando em um projeto, e o gestor deste projeto sair, e o projeto ir minguando até morrer? Aí, você começa a pensar: este projeto estava alinhado com o planejamento estratégico da empresa, ou era um capricho do gestor?  

    Então, se conclui que os projetos devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, e não para as pessoas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário