• segunda-feira, 18 de maio de 2015

    Motivação para a Qualidade

    A motivação para a qualidade é um choque cultural dentro de uma organização, é um desafio, simples, que apresenta projetos concretos e com objetivos fáceis de serem conquistados, e que mostram resultados espantosos na postura dos funcionários, fazendo com que os mesmos realizem serviços e saibam identificar o que é qualidade total e a satisfação de seus clientes.

    O termo “motivação” deve entender-se como a disposição dos colaboradores para a produtividade. A conscientização para a qualidade é demonstrada pela atitude de cada um dos colaboradores perante as questões relativas com a qualidade.

    É necessário o primeiro passo com determinação e ousadia sabendo qual o objetivo a ser alcançado.

    Conceitos simples que todos conhecemos devem ser postos em prática como...

    •ouvir os que executam as tarefas;
    •dar meios necessários para a realização;
    •estimular a educação e a cultura;
    •formar na empresa um convívio familiar;
    •melhorar a comunicação entre departamentos e pessoas;
    •tornar transparente o que parece opaco.

    A melhoria da conscientização para a qualidade em todas as áreas organizacionais pode ser conseguida através de:

    - Plano de sugestões de melhoria 
    - Círculos de Qualidade 
    – CCQ 
    - Programa Zero Defeitos 
    - Treinamento e seminários de informação 
    - Prêmios 
    - Workshops

    Estas práticas no campo da comunicação, da educação e da satisfação são os principais elementos para que a motivação para a qualidade traga frutos rápidos e a confiança do funcionário para com a empresa.

    Formas de Motivação

    Motivação é de fato, uma palavra com múltiplos significados, dentre eles...

    Motivação para o controle

    É a motivação para a Qualidade no sentido de atender-se às especificações e aderir-se aos procedimentos.

    Motivação para a melhoria

    É a motivação para a Qualidade no sentido de melhorá-la, de encontrar formas de reduzir-se a incidência de defeitos e reduzir os custos a eles associados.

    Motivação para o envolvimento

    É a motivação para a Qualidade no sentido de envolvimento com a Empresa.
    A capacidade de rendimento qualitativo e prestação de serviço de uma organização não depende somente da capacidade técnica e organizacionais ou recursos de serviços, mas ainda da qualificação e disposição do colaborador para a produtividade e qualidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário