• quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

    Modelo de Gerenciamento de Desempenho baseado em Processos


    Antes de darmos continuidade a análise que tenho feito das ferramentas de gestão de melhoria de desempenho de uma operação, seria bom entendermos também que estas ferramentas precisam antes de tudo atender as necessidades do planejamento estratégico da empresa, para que possam ser utilizadas justamente nos processos críticos para o atingimento do sucesso. 

    A utilização de um modelo de gerenciamento que permita identificar as oportunidades de melhoria de desempenho dos processos de um sistema operacional, procurando alcançar os objetivos e as metas estabelecidas no processo de planejamento estratégico.

    Processo de Planejamento Estratégico 

    A etapa preliminar para a construção de um modelo de gerenciamento de desempenho
    consiste na realização de um processo de planejamento estratégico, através de um diagnóstico para identificação dos principais problemas existentes na estrutura organizacional da empresa, procurando focalizar a atuação da função de controle para melhoria de desempenho do sistema operacional. 

    Partindo-se da análise da estrutura organizacional da empresa e da avaliação de sua
    adequação aos processos operacionais, analisa-se como são planejadas e controladas as ações e como as informações fluem dentro do sistema operacional.   Identifica-se, então, os processos operacionais a serem gerenciados, através do estabelecimento de uma estrutura organizacional matricial, permitindo a alocação dos recursos das áreas funcionais aos processos operacionais.  Esta forma de organização permite uma maior interação entre as áreas da empresa, possibilitando a formação de grupos de trabalho para desenvolvimento de projetos de melhoria de desempenho. 

    Finalmente, são estabelecidos os objetivos do sistema operacional, permitindo a definição
    das metas de desempenho de seus processos. 

    Mapeamento de Processos 

    O mapeamento dos processos operacionais requer a definição do fluxo de atividades,
    permitindo a escolha de parâmetros para sua avaliação e controle. Exige, ainda, a
    transferência de informações para uma representação visual, de modo a 
    facilitar a identificação do consumo de recursos e da geração de resultados dos processos
    operacionais.
      
    O que se observa nas empresas é uma dificuldade na compreensão de seus processos, por
    estarem organizadas através de uma estrutura hierárquica funcional. Visando suprir esta 
    deficiência, foi desenvolvida uma ferramenta específica para mapeamento de processos, adaptada à necessidade de avaliação e controle para fins de gerenciamento de desempenho. 

    Um modelo para mapeamento de processos operacionais é mostrado na figura, identificando as atividades internas e externas, o uso simultâneo - E - de recursos e o uso alternativo - OU - de recursos, os pontos de decisão com saídas X e Y e avaliação de um processo operacional.  

    Neste modelo, o fluxo de atividades ocorre sempre do início para o fim dos processos operacionais, dispensando o uso de setas para indicar o seu sentido. 


    Então, após a realização da etapa de mapeamento de processos, surge a necessidade de estabelecer os padrões operacionais, objetivando fornecer elementos para o gerenciamento de desempenho do sistema operacional. 

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