• quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    Motores Elétricos

    1. Os motores elétricos são um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia elétrica. Estima-se que cerca de 30% do consumo de energia elétrica das empresas é proveniente dos motores elétricos. No caso do setor industrial, pode chegar até 50%.

    2. Há vários tipos de motores elétricos : motor de indução trifásico; motor de linha padrão e motor de alto rendimento. Dentre os diversos tipos de motores elétricos, o mais representativo no mercado brasileiro é o motor de indução trifásico.

    3. Os motores de linha padrão e de alto rendimento são motores de potência até 500 CV, e representam duas linhas de fabricação no Brasil.

    4. O motor de linha padrão é igual o motor normal. A linha “não padrão” corresponde ao motor de alto rendimento. O motor de alto rendimento apresenta níveis de eficiência superiores aos da linha padrão e, além disso, possui vida útil prolongada e sem  necessidade de grandes manutenções. Em alguns casos, o motor de alto rendimento não é indicado pelo alto preço, já que possui um preço de venda de cerca de 40% a mais do que os motores convencionais. Porém, em instalações industriais, a economia gerada por esse tipo de motor compensa o investimento.

    5. Apesar de muitas vantagens, o motor elétrico, no momento da partida, pode consumir até 10 vezes mais que seu consumo habitual. Para minimizar esse problema, há no mercado dispositivos especiais de partida que podem suavizar o alto consumo de energia elétrica. Há três principais tipos de dispositivos: Chave estrela-triângulo; Chave soft start e Inversores de freqüência.

    6. Achave estrela-triângulo nada mais é que um dispositivo que, durante a partida, liga as três fases do motor. Isso significa que a tensão na partida é dividida por 3 e, conseqüentemente, o consumo de energia elétrica, na partida do motor, será 3 vezes menor.

    7. Achave soft start é destinada à aceleração, desaceleração e proteção do motor. É totalmente digital e possui alta tecnologia, possibilitando o ajuste da necessidade de carga ao do toque produzido e fornecendo, assim, a menor corrente necessária para a cada partida.

    8. O inversor de freqüência é um dispositivo que possui tecnologia avançada e permite o controle da velocidade, proporcionando uma economia de energia elétrica de até 35%. Apresenta, também, possibilidades para atender frenagens, sem a necessidade de instalar resistores. Além disso, sua tecnologia, viabiliza  a instalação de inversores para motores de até 1500 CV.

    9. Associando o motor de alto rendimento ao comando de partida, a economia de custo com energia elétrica pode chegar  até 50%.

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