• quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    Visão geral da estratégia 6 Sigma

    Hoje abordaremos alguns conceitos básicos deste sistema muito utilizado pelas empresas.

    1.Sigma é uma letra grega empregada em estatística e significa desvio-padrão, que nada mais é do que a medida da variação que um conjunto de dados sofre.

    2.Neste conceito o objetivo é descobrir o que os clientes querem e fornecer-lhes sempre o mesmo produto (bem ou serviços) conforme foi combinado, ou seja, cumprir o prazo de entrega, com a qualidade combinada, na quantidade solicitada e com preço estabelecido.

    3.O 6 Sigma surgiu na década de 80 quando a empresa Motorola passava por uma série de problemas de qualidade em seus produtos. O presidente na época solicitou a um grupo para que resolvessem estes problemas. Este grupo, então, selecionou o que havia de melhor em outras metodologias de qualidade e criaram o 6 Sigma.

    4.Esta metodologia determina em cada etapa de um processo qual a melhor estratégia e quais ferramentas devem ser usadas para o aperfeiçoamento e qualidade do processo.

    5.Ao contrário do que se imagina, a metodologia 6 Sigma pode ser utilizada não somente em áreas de produção, mas em qualquer área da empresa. Afinal, todas têm seus processos, como por exemplo área de RH, finanças, vendas, contabilidade etc.

    6.Qualquer pessoa pode aplicar esta metodologia, diferentemente de outras nas quais esta tarefa é destinada somente a especialistas. Além disso, primeiramente são utilizadas as ferramentas básicas para a solução dos problemas, e somente se necessário serão utilizadas técnicas mais avançadas.

    7.O pensamento estatístico é muito utilizado nesta metodologia, e parte do princípio de que todo trabalho executado é um processo, todo processo pode sofrer variações e para melhorar processos é preciso diminuir as variações.

    8.A análise do processo deve ter início no cliente, afinal é ele que consome os produtos. Se estes não atendem as necessidades e as expectativas do cliente, ocorrerá a insatisfação, prejudicando assim o sucesso da empresa. Por isso, quanto menos variações um processo sofrer menores serão as chances de insatisfação do cliente.

    9.Os conceitos básicos do 6 Sigma são: defeito é qualquer coisa que bloqueie ou iniba a produtividade; qualquer pessoa é cliente, tanto o seu colega de trabalho como o consumidor final; existem aspectos mais importantes para os clientes que chamamos de CTQs; produtos podem ser bens palpáveis ou serviços.

    10.A diferença entre 6 Sigma e Qualidade Total é que no 6 Sigma os resultados obtidos são superiores. Além disso, a empresa melhora o seu negócio, aumenta a eficácia dos investimentos e melhora o relacionamento com os clientes.

    11.As etapas do 6 Sigma são: Definição, Medição, Análise, Improvement e Controle.

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