• segunda-feira, 19 de novembro de 2012

    Curiosidades sobre o mundo do Petróleo


    O maior produtor de petróleo do mundo é a Arábia Saudita e a Líbia é o principal produtor de petróleo de todo o continente africano. O Japão importa 100% do seu petróleo.
    Durante praticamente 10 000 anos, a humanidade se contentou em viver consumindo, em média, 20 watts de energia por pessoa o equivalente atualmente a manter acesa 24 horas por dia uma lampadinha de árvore de Natal.
    Este fato ocorreu até 1859 com a perfuração do primeiro poço de petróleo pelo americano Edwin Drake, na cidade de Titusville, Estado da Pensilvânia.
    O mundo todo queimou gasolina à vontade ao longo de todo o século XX o que trouxe como conseqüência o aquecimento global provocado pelo gás carbônico e por outros gases lançados na atmosfera pela combustão de derivados de petróleo. O país que mais contribui para o aquecimento global são os Estados Unidos.
    Fatos e curiosidades sobre o petróleo e a Petrobras
    A primeira referência histórica ao petróleo no Brasil foi em 1858, quando o imperador Dom Pedro II concedeu ao britânico Frederick Hamilton Southorth a concessão “para extrair material betuminoso das margens dos rios Maraú e Acaraí, na Bahia”.
    A primeira perfuração no país ocorreu em 1892, num local chamado Morro do Bofete (SP) por Eugenio Ferreira de Camargo, que conseguiu atingir a profundidade de 448,5 m , que foi um recorde para a época. O poço, no entanto, só revelou a presença de água sulfurosa.
    Outra perfuração de poço de petróleo foi em 1939, em Lobato, próximo a Salvador, no estado da Bahia.
    A Petrobras nasceu em meio a uma onda de nacionalismo que varreu o mundo no após a segunda guerra Mundial. Com o lema “O Petróleo é Nosso”, o Brasil aderiu à tendência internacional pelo controle estatal e criou em 1953 a Petróleo Brasileiro S/A.
    O monopólio estatal do petróleo teve seu fim em 1996, quando foi votado no Congresso Nacional a emenda constitucional que encerraria os 42 anos de monopólio da Petrobras. A Petrobras continua a dominar a cena petrolífera brasileira, exercendo o que alguns chamam de “monopólio de fato”.
    A Petrobras se tornou líder mundial em tecnologia de águas profundas.
    Em dezembro de 2009 , a Petrobras começou a procurar petróleo em águas profundas no Mar Negro, na Turquia. O acordo da empresa brasileira com a turca TPAO foi ratificado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e da Turquia, Abudullah Gül.
    O Mar Negro é considerado uma das últimas fronteiras do petróleo no mundo, por ser pouco explorado. A opção dos turcos pela Petrobras se deve à tecnologia da empresa brasileira na exploração em águas profundas.
    A estimativa é de que o petróleo esteja a cerca de mil metros de profundidade e a 230 quilômetros da costa.
    O Brasil começará a investir na camada pré-sal , que é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.
    Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.
    Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.
    Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo.
    A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo (veja figura abaixo).
    Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.
    Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário