• sexta-feira, 16 de novembro de 2012

    É necessário uma pós em Gestão de Projetos???


    Boa pergunta que me fizeram um dia. Eu diria inicialmente que depende dos seus objetivos. Eu por exemplo, no curso de Engenharia tive uma cadeira só de Gestão de Projetos, foram uns 6 meses onde o professor ensinou o básico, deu uma luz sobre o que seria gestão de projetos e só, era apenas um tópico especial.  

    Anos mais tarde, quando comecei a ocupar posições de gestão, senti necessidade de me aperfeiçoar e conhecer as boas práticas do PMI (Project Management Institute) para poder aplicar nos meus próprios projetos e parti para um MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, onde aí sim eu realmente tive que aprender.  Foi um ano e meio aprendendo e aplicando as boas práticas, eu tive que fazer, meter a mão na massa! 

    Agora, se o teu objetivo é ser aprovado na prova de certificação do PMI, pode até ser que apenas o MBA (Master Business Administration) seja suficiente, mas te garanto que um bom curso preparatório irá contribuir muito mais para sua aprovação.  Ou seja, o cursinho vai lhe dar a competência, mas a habilidade acredito que seja mais indicado um MBA ou uma pós.

    No cursinho você se prepara para a certificação, até porque não é em um curso de 32 horas que você irá virar um expert em gerenciamento de projetos.  Agora, você também não precisa necessariamente de uma pós ou MBA para gerenciar projetos.  Muitos aprendem na prática, é como se você aprendesse a dirigir um veículo, antes de "tirar" a carteira de motorista. O processo de "tirar" a carteira seria a pós ou o MBA.  

    Você ficou um bom tempo quebrando a cara no dia a dia, mas aprendeu, mas acaba também adquirindo maus hábitos, dirigir só uma das mãos, não olhar para o retrovisor quando dá a ré, não ligar a seta para dobrar a esquina,  dirigir com o braço pra fora.... acreditem isto não é um bom hábito!   O que mais se faz, nem sempre é o melhor.  É necessário? Nem sempre! Agrega valor? Muuiiiito.  Se você já tem experiência, uma pós com certeza irá ser uma boa para poder se livrar de vários vícios, se reciclar e aprender as práticas de uma outra maneira.  Alguém discorda?  Comentem!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário