• terça-feira, 27 de novembro de 2012

    Livros para ajudar na sua carreira profissional


    Quem acabou de passar pela fase do vestibular sente aquele alívio por dar uma descansada dos estudos, não é? Mas, o que a gente descobre logo que começa a faculdade é que ainda teremos muuuuitas noites de sonos perdidas por causa dos estudos. A diferença é que na faculdade podemos estudar aquilo que mais gostamos. Sempre tem uma ou outra matéria chata, mas no geral é bem mais divertido estudar algo dentro da área que mais nos interessa.
    O que não falta são materiais específicos para cada área de atuação. Existem diversas opções de livros que podem ser lidos para aumentar o conhecimento teórico sobre o assunto, para saciar as curiosidades do aluno ou para situá-lo sobre a prática e o mercado de trabalho da profissão.
    Os professores de cada disciplina costumam recomendar a leitura básica e complementar de diversos autores. Porém, alguns temas são universais e podem ser aproveitados por profissionais de qualquer área. Nós separamos alguns títulos que vale a pena a conhecer:
    Os 5 desafios das equipes – Patrick Lencioni
    Agora em versão mangá, este best-seller oferece uma teoria poderosa sobre as cinco tendências comportamentais que corrompem as equipes. Os insights de Lencioni, inovadores e simples, são apresentados agora em quadrinhos de fácil compreensão e aplicação em qualquer empresa. Ele conta a história de uma mulher que se torna CEO de uma empresa renomada do Vale do Silício e que possui uma equipe executiva disfuncional. Ao longo da história, o leitor verá como ela consegue provocar uma transformação na empresa.
    Gigantes da liderança
    Organizado por Raúl Candeloro, editor da revista VendaMais, o livro reúne artigos dos 25 maiores nomes da liderança do Brasil. Inspirar, criar, desenvolver, delegar, orientar. São muitas as funções dos responsáveis pela condução de pessoas e empresas. No entanto, assim como todos os liderados, o líder também precisa de desenvolvimento, apoio, além de muita inspiração e orientação.
    Benditas Muletas – Jerônimo Mendes
    Trata de diversos assuntos relacionados aos grandes dilemas da humanidade e remete o leitor a uma profunda reflexão sobre a maneira de encarar a pressão e os desafios do mundo atual.
    O A do CHA – Maurício de Paula
    Neste livro, o autor apresenta reflexões e opiniões baseadas nas evidências vividas como coach de executivos há 12 anos. O foco do livro é a atitude. É a atitude que leva à tradução concreta em resultados.
    Zona de Coragem – Sérgio Mena Barreto
    Estamos todos no mesmo barco. E a crise econômica, como uma peste, vai contaminando tudo, ameaçando chegar à nossa empresa e em nossa vida. Você está preparado(a) para enfrentá-la? Crê que seu emprego é estável ou seu negócio não será abalado?
    E se eu for Despedido? – Marcos Chicot
    Combater a frustração e o desânimo perante uma situação de perda do emprego é o principal ensinamento a que se propõe este guia. Apostando numa atitude positiva, o autor ensina a pensar, sentir e agir construtivamente, dando a chave para o êxito e para a felicidade. Ao longo de toda a obra expõem-se e analisam-se inúmeros casos reais que ilustram quais são os comportamentos certos e errados a ter nos dias posteriores ao despedimento, quando a etapa do desemprego se prolonga e durante a procura de trabalho.
    Top 10 dos Negócios – Maria Duarte Bello
    Ao longo de sete capítulos Maria Bello explica-lhe como, através de mandamentos práticos e objetivos que o ensinam a liderar, gerir, empreender, planificar, negociar e saber estar no mundo dos negócios. O caminho não é fácil, requer esforço e tempo, mas está ao alcance de todos. Basta definir objetivos e traçar um rumo em direcção ao topo.
    Trabalhar Pouco e Bem – Jurgen Wolff
    Sentir frustração por saber que não está atingindo o máximo é frequente, assim como ter um objetivo específico mas não saber como lá chegar. Neste livro, Jurgen Wolff mostra como a concentração é a chave para alcançar objetivos e revela técnicas essenciais para aplicar num ambiente cada vez mais confuso. O autor explica como aplicar algumas teorias no dia-a-dia, qual a armadilha que condena a maior parte dos objetivos ao fracasso e como evitá-la, assim como descobrir padrões de tempo que se ajustam a cada um.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário