• quarta-feira, 28 de novembro de 2012

    O Sucesso de um projeto ou empreendimento.


    Antes de avançarmos mais um pouco dentro das áreas de conhecimento do PMBOK, acho interessante falar um pouco sobre o que significa o tão almejado “sucesso” em um empreendimento ou projeto.

    Mas antes, vamos voltar um pouco e lembrar qual a definição do PMI (Project Management Institute) para o que é PROJETO.  Bem, segundo o PMI um projeto ou empreendimento é um esforço de caráter temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único



    Baseado nesta definição, um empreendimento se inicia com a identificação de oportunidades.  São tipicamente autorizados como resultado de:  demanda de mercado, necessidade empresarial, solicitação do cliente, avanço tecnológico, exigência legal, necessidade social, etc. Sua conclusão envolve a entrega e a aceitação, pelo cliente, do produto ou serviço para o qual foi criado.




    Para ficar mais claro ainda, seguem alguns exemplos de projetos ou empreendimentos:

    Desenvolvimento de um novo produto ou serviço
    Mudança na estrutura de uma organização
    Desenvolvimento de um novo sistema de informações
    Construção de uma fábrica
    Montagem de uma plataforma de petróleo
    Realização de uma campanha política
    Aquisição da casa própria
    Viagem à Marte
    Elaboração de um programa de treinamento.

    A temporariedade de um empreendimento também se aplica a outros aspectos, por exemplo:

    A equipe do projeto raramente “sobrevive” ao seu fim, pois cada empreendimento necessita de competências e habilidades pessoas diversificadas.
    A oportunidade para a realização do projeto é limitada – uma vez ultrapassado o momento adequado o projeto pode tornar-se desnecessário.

    E seu fim? O fim de um empreendimento é definido pelo alcance dos objetivos estabelecidos ou pela conclusão de que os mesmo são inviáveis.

    O fato de o empreendimento ser temporário não significa que o produto ou serviço dele resultante também o seja, pelo contrário, muitos deles são concebidos para ter uma vida longa (procurem nos posts anteriores sobre ciclo de vida do projeto e ciclo de vida do produto para entender melhor).

    E finalmente chegamos ao assunto que nos trouxe a este post: o conceito de sucesso de um empreendimento ou projeto.  Esta definição é bastante discutível, pois afinal o sucesso de um projeto está diretamente ligado aos requisitos, necessidades e desejos levantados na fase de iniciação do projeto, onde você identifica as partes interessadas e segue no planejamento quando você define o escopo do seu empreendimento, bem como as restrições, premissas e critérios de aceitação.

    Entretanto, se olharmos de uma forma geral as visões de sucesso adotadas pelo mercado ao longo dos anos, podemos identificar um padrão que veio evoluindo e se modificando até se chegar na visão moderna ou atual do conceito de sucesso de um projeto.
    Na visão tradicional, o que definia de uma forma geral o sucesso de um empreendimento era que o mesmo tivesse sido completado dentro do orçamento, cronograma e escopo, estes eram o trio de restrições dentro da visão tradicional.  



    Diga-se de passagem, esta visão tradicional ainda é adotada por muitas organizações no seu dia a dia, contudo com a evolução dos conceitos de segurança, meio ambiente e performance de qualidade dos projetos, uma visão moderna vem surgindo com toda força e fazendo com que as organizações e o mercado passe a entender como sucesso de um projeto não apenas o famoso “trio de restrições”, mas também um projeto que seja concluído:

    Dentro do período de tempo alocado;
    Dentro do custo orçado;
    No nível adequado de performance ou especificação;
    Com aceitação dos resultados pelo cliente;
    Com alterações de escopo mínimas ou acordadas mutuamente;
    Sem alterar o desenvolvimento normal dos trabalhos da organização;
    Com mínimos impactos na segurança;
    Com mínimos impactos ao meio ambiente.

    É claramente uma evolução dos conceitos. Obviamente que no “frigir dos ovos” nunca abandonaremos o foco no trio de restrições, mas com certeza o gerenciamento de projetos se quiser acompanhar a evolução dos conceitos modernos de desempenho terá que cada vez mais dar importância também a estes critérios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário