• quinta-feira, 29 de novembro de 2012

    Mídias sociais: as empresas as utilizam? Existem profissionais dedicados a isso nas empresas?

    A grande maioria dos profissionais já utiliza redes sociais para busca de novas oportunidades.


    Com o crescimento da web 2.0, onde a internet deixou de ser uma via de mão única e os usuários passaram a contribuir para o crescimento e disseminação das marcas, as empresas começaram a atentar-se para essa tendência. Ingressaram no meio online e abriram as portas para o público, embaixadores da marca.
    A demanda da utilização das redes sociais é uma adaptação das empresas ao comportamento cada vez mais engajado dos profissionais, que fazem parte e intereagem pessoal e profissionalmente nessas redes. Em enquete realizada pelo grupo Michael Page, 96% dos profissionais em nível gerencial utilizam redes sociais para buscar novas oportunidades de emprego as redes mais acessadas por eles são: LinkedIn (87%), Facebook (69%) e Youtube (acessado por 41%).

    No nível profissional daqueles que estão começando suas carreiras (incluindo candidatos de estágio a Analistas) 75% já utilizam as redes sociais para buscar oportunidades. As redes mais acessadas atualmente também são LinkedIn (76%), Facebook (74%) e Youtube (52%).

    Para a busca de novos cargos na rede, o LinkedIn permanece sendo o principal veículo.

    A especialização de profissionais da área de marketing online e o desmembramento desta “divisão” na estrutura interna é cada vez maior nas grandes empresas. Esses profissionais são responsáveis por monitorar a marca nos meios online e usar o canal para atingir os consumidores e levantar novas demandas. No entanto, muitas empresas ainda estão aprendendo como atuar nesse novo meio, uma vez que tudo é muito rápido e dinâmico.

    Em um primeiro momento, apenas empresas que utilizam diretamente as redes sociais e as gigantes do mercado (faturamento acima de 2 bilhões) possuem profissionais dedicados a redes sociais.

    Aos poucos as empresas se adaptam a esta nova realidade e a importância das áreas online cresce gradualmente.
    Totalizando 2000 respostas, 61% destes utilizam de redes sociais para se informar sobre sua carreira.

    Através da pesquisa temos a percepção de que este é o segundo meio mais utilizado. O primeiro seriam Sites por 93,5% de todos os respondentes. O terceiro e quarto lugares são seguidos por Revistas e Jornais.

    Fonte: Michael Page NEwsletter

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário