• sábado, 29 de dezembro de 2012

    Sistema tarifário brasileiro

    1. Para que se compreenda o sistema tarifário brasileiro, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) considera importante o conhecimento dos principais conceitos de energia elétrica: demanda de energia em KW; consumo de energia elétrica ativa em KWh; demanda medida em KW; demandas máxima e média em KW; fator de carga (FC); tensão primária de fornecimento em KV; tensão secundária de fornecimento em VV; consumo de energia elétrica reativa KWh; fator de potência em FP; tarifas monomial e  binomial; ECE e impostos.
     
    2. Existem variações de custo tanto no consumo como na demanda de energia elétrica de acordo com a opção tarifária de períodos do dia e do ano. O segredo para reduzir os custos é utilizar a melhor opção tarifária de acordo com o perfil de consumo e demanda da sua empresa.
     
    3. Aestrutura tarifária horo-sazonal se caracteriza por diferenciar o valor das tarifas de acordo com períodos do ano e horários do dia.
     
    4. Há dois tipos de consumidor de energia elétrica: consumidores de alta tensão e consumidores de baixa tensão.
     
    5. Considerando os parâmetros de tributação e a sistemática horo-sazonal, temos as tarifas Convencional e Horo-sazonal. A tarifa convencional nada mais é que os parâmetros de tributação para cada grupo de consumo (alta e baixa tensão). A tarifa horo-sazonal divide-se em duas: azul e verde. Para os consumidores da tarifa azul, não é possível alterar o consumo, pois há demanda para os horários fora de ponta e de ponta. Já, para os consumidores da tarifa verde, é possível mudar o consumo pois sua demanda é única.
     
    6. É importante estar atento ao funcionamento dos aparelhos elétricos (motores, cabines, geradores, etc.) e ao uso desses aparelhos pelos funcionários. Para saber o resultado obtido com a redução de custos, deve-se fazer tabelas observando o consumo anterior e posterior à medida tomada.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário