• quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

    Otimização de Aparelhos Elétricos

    1. Em primeiro lugar, é importante saber que, em 1984, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), com o apoio do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), instituiu o Programa Brasileiro de Etiquetagem. O Programa tem como objetivo alertar o consumidor, por meio de etiquetas informativas, quanto à eficiência energética de alguns eletrodomésticos.
     
    2. Alguns aparelhos apresentam possibilidade de otimizar o consumo de energia elétrica. Por isso, vale a pena estar atento ao bom uso dos aparelhos, considerando suas diversas características, tais como: lâmpadas de uso interno e externo, luminárias, reatores, dispositivos automáticos (liga/ desliga) e controle predial.
     
    3. Os dispositivos automáticos citados anteriormente permitem aos usuários automatizarem seus aparelhos elétricos utilizando sensores de presença ou programadores de horários, não desperdiçando, assim, energia elétrica.
     
    4. O Controle predial verifica, por meio de um sistema composto por um microcomputador central e um Controlador Lógico Programável (CLP), o funcionamento dos aparelhos elétricos.
     
    5. Para otimizar o consumo de energia elétrica deve-se manter o cuidado com os aparelhos para não acumular sujeira, pois isso pode diminuir a eficiência do produto. Também seguir sempre as instruções de instalação de uso e verificar, periodicamente, se as instalações estão em perfeito estado.
     
    6. Deve-se tomar cuidado e medidas cautelares não só com os aparelhos elétricos, e sim com a iluminação do ambiente, seja ele profissional ou pessoal. Para que não ocorra o desperdício de energia e que haja uma melhoria nos gastos mensais, dê preferência ao uso de lâmpadas fluorescentes compactas com o Selo Procel Inmetro; instrua todos a desligarem as lâmpadas assim que saírem do local onde estavam; evite pintar os tetos e as paredes com cores escuras, pois exigem lâmpadas de maior potência para iluminação do ambiente; instale interruptores com objetivo de facilitar as operações liga/desliga conforme a necessidade local, verifique também a possibilidade de instalação de “Timer” para um controle da iluminação.
    Atenção: Não utilize as lâmpadas fluorescentes ou compactas comandadas por “dimmers”, “timers eletrônicos” ou fotocélulas, pois estes equipamentos reduzem a vida das lâmpadas. Esses dispositivos devem ser utilizados apenas com lâmpadas incandescentes ou especiais.
     
    7. Para outros equipamentos, como elevadores e escadas rolantes, medidas devem ser tomadas também para otimizar e prolongar o uso dos aparelhos: crie o costume de utilizá-los apenas em horários de pico, ou mesmo de colocar os elevadores trabalhando alternadamente, ou seja, alguns atendendo andares ímpares e outros andares pares; situe as áreas de atendimento ao público no andar térreo, evitando o uso excessivo de elevadores; verifique a possibilidade de instalar controladores de tráfego, para evitar que uma mesma chamada desloque mais de um elevador; implemente medidas de conscientização dos usuários para evitar uso desnecessário dos elevadores (para descer dois andares ou subir um andar); estude a possibilidade de instalar dispositivos de acionamento automático em escadas rolantes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário