• segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

    Cenários e Tendências - parte 3

    ERROS DE PREVISÃO não são fontes certas de fracasso.  O grande pecado é desistir de tentar prever o futuro e antecipar-se a ele.  Um pecado comparável é negar-se a rever continuamente as previsões.

    Por q erros q se mostram tão gritantes anos depois não impedem o sucesso empresarial?
    A identificação de tendências e a contr de cenariops não impedem o sucesso empresarial qdo são encaradas como um processo contínuo.
    Essa atividade continuada de “pensar o futuro” exige:
    Evitar projeções lineares, a socieade do conhecimento e uma soc de mudanças simplesmente pq o conhecimento esta sempre em evolução
    Busca inter-disciplinaridade e pluralismo de idéias
    Evitar a quantificação excessiva (menos precisão e mais flexibilidade estratégica).
    Ter cuidado na definição do longo prazo

    É verdade q o conhecimento esta sempreem evolução.  Mastb e verdade q o conhecimento e cumulativo.  Estamos sempre aprendendo a partir de uma base de erros e acertos passados.  O sucessoem uma Eranova depende, muitas vezes, da capacidade de transferir para essa nova etapa o aprendizado acumulado no passado, selecionando aquilo que melhor se adapta ao novo ambiente de negócios.

    A tríade de capacitações básicas continua sendo:
    Capacidade inovadora
    Capacidade empreendedora
    Acumulo continuo de capital humano

    Cada uma dessas qualidades, reunidas em empresas e pessoas, é um input necessário para os 3 fatores essenciais de sucesso na Nova Economia:
    Acompanhar as tendências tecnológicas
    Desenvolver competência corporativa
    Desenvolver talentos individuais

    No entanto, é preciso tomar cuidado com algumas áreas cinzentas nesse esquema.

    Primeira área cinzenta – manter a empresa sempre na vanguarda tecnológica, inovando ou adotando tecninas mais modernas, atraindo os profissionais melhor qualificados, mas com baixa competência corporativa, pode levar a enormes desperdícios de talentos.
    Segunda área cinzenta – caso a epresa reúna competência corporativa, fruto da capacidade empreendedora e de um padrão ágil de gestão e cuide de atrair, cultivar e maner o talento individual em seus quadros, mas não acompanhe as tendências tecnológicas, pode acabar oferecendo brilhantes carreiras em áreas decadentes ou estagnadas.
    Terceira área cinzenta – é mais rara.  Refere-se a empresas q procuram manter-se atualizadas tecnologicamente e reúnem capacidade empreendedora q lhe da competência corporativa, mas não é bem sucedida para atrair, manter e desenvolver talentos individuais.  O conjunto é bom, mas nenhuma das pessoas q pertencem a organização se destaca isoladamente.


    Alguém esta nos pedindo que tomemos megadecisoes e globais irreversíveis com base em previsões superambiciosas? E, se assim for, por que essas previsões são tão duvidosas? Há muitas razões para isso.

    1. Arazão mais comum é o fato de muitas delas serem, essencialmente, projeções lineares ? diretas, extensões aumentativas do passado para o futuro.  A extrapolação de tendências em linha reta diz, em essência qe, se alguma coisa aumentou 2% ao ano passado e no ano anterior, tb aumentará 2% no ano que vem.  Seja o que for, continuará assim.

    As previsões de tendências ? normalmente baseadas nesse raciocínio linear ? não fazem sentido sob condições revolucionárias, qdo as coisas seguem um rumo não-linear.  Estamos vivendo em um período revolucionário da historia humana.  Isso significa turbulência, surpresa, oportunidades, e não so a projeção de aumento com base no dia de ontem.

    2. Outra razão comum é o fato de os especalistas inteligentes não olharem para fora de sua disciplina especifica.  Qdo os demógrafos fazem projeções relativas a população, ate q ponto deveriam levar em conta a revolução biologia atual e os assombrosos progressos q realizamos na área de genética? Ou a revol das comunicações?  Para poder fazer isso, eles teriam deprever o impacto e a época de novos progressos em termos de biologia ou de ocmunicações, tornando uma serie de previsões dependente de outra e, em preincipio, de muitas outras tb.

    Os eventos, inclusive as mudanças nos índices de natalidade e mortalidade, não tem uma causa única.  Eles resultam da interação de muitos processos que estão bem distantes do alcance dos conhecimentos de especialistas em demografia ou em orçamentos.

    1.  É impossível prever os progressos q serão atingidos e especialmente a combinação de forças múltiplas e de eventos, mas são precisamente essas
    convergências q produzem os maiores efeitos.  O fato de tais convergências não serem previstas , reforça a falta de imaginação, q tb é demnstrada na maioria das previsões.  E se forem descobertos novos métodos de ocntrole da natalidade, ou se doenças antes desconhecidas atingirem prporções de pandemia, ou se novas armas terríveis de destruição em massa aparecerem no cenário? É possível considerar a probabilidade de surgimento de alguns desses fatores, mas não de todos ? ao menos de modo significativo.


    Uma profunda revolução sócio-economica so esta ocorrendo porque houve o encontro da tenologia da informação com a ideologia da livre iniciativa. Tecnologia e ideologia são essencialmente complementares.

    5 placas tectônicas que representam os principais movimentos sócio-politico- econômicos da atualidade:

    1.  O fim do comunismo, levando o capitalismo ao triunfo.
    2.  Globalização intensificou os flucos de mercadoria, capitais e
    tecnologia
    3.  A multipolaridade econômica.  Os EUA continuam sendo a locomotiva do
    mundo, mas a União Européia vem crescendo a cada ano.
    4.  Crescimento, envelhecimento e movimento populacionais.
    5.  A questão da qualificação humana induzida.  Avanço tecnológico exige
    maior qualificação.

    O capitalismo e a democracia, vitoriosos na maior parte do mundo, não
    estão conseguindo corrigir a tendência paradoxal ao crescimento das
    desigualdades sociais.

    continua…

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário