• sábado, 5 de janeiro de 2013

    Modelos de liderança


    Definir um modelo de liderança é algo difícil, pois existem vários tipos de modelos de liderança que foram identificados ou desenvolvidos durante os anos e que se aplicam a diferentes situações, circunstâncias e culturas.  Isso sem contar as inúmeras opiniões que surgem de diferentes lugares e pessoas.

    Penso que se você está em busca de algum estilo de liderança e ainda não sabe qual é, uma sugestão interessante, considerando que você trabalhe numa empresa com vários líderes, seria tentar achar uma pessoa para seguir. Sim, pois se você o seguiria, esta pessoa deve ser um bom líder e ele deve ter modelos de comportamento e liderança a serem copiados. 

    Observando os líderes que tive o prazer de seguir por terem mostrado qualidades que me atraíram, posso até numerar algumas que no meu entender se destacaram das demais:

    Aqueles líderes que tinham a capacidade de decidir ao invés de apenas reagir.
    Os que eram cientes e conscientes da realidade da sua equipe, da empresa e das atribuições sem ficar “viajando na maionese”.
    Os que criam soluções ao invés de ficarem apenas pedindo soluções.
    Que tenham boa capacidade analítica dos fatos e saibam qual padrão a ser seguido e o que precisa ser feito.
    Tenham a perspicácia de avaliar riscos baseados em cenários e tendências.
    Saibam priorizar e gerar o correto senso de urgência sobre o que é realmente urgente.
    Não se baseiem somente em fatos para tomar decisões, mas que saibam escutar a si mesmos e sua equipe, equilibrando a intuição e o feeling.
    Saibam envolver as pessoas, sempre buscando coesão.
    E consequentemente que consigam motivar as pessoas, fazendo-as quererem estar lá em busca de um resultado comum.
    Saibam alcançar os resultados.

    Outras características que contribuiriam para este modelo de liderança, seria a necessidade de o líder ser uma pessoa humilde que gostasse de estar sempre aprendendo, com senso de curiosidade aguçado, que não fosse um sabe tudo, além de ser um compartilhador de idéias e conhecimentos no intuito de ajudar as outras pessoas a crescerem.

    Creio que as palavras chaves seriam: fazer perguntas (não precisa saber tudo, mas saber fazer as perguntas certas), aprendizado, coaching, consciência, paixão.... Mas isso é só mais um a visão sobre os modelos de liderança.

    Este é o tipo de líder que eu seguiria, e você?


    “Creio na habilidade de se focalizar em algo e aí você pode extrair muito mais disso. Foi assim em toda a minha vida.  Foi só uma questão de melhorar essa técnica e aprender mais e mais. É algo que não tem fim. Você sempre encontra novas coisas para aprender. É muito interessante. É fascinante!”

    Ayrton Senna




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário