• sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

    Cenários e Tendências - parte 2

    É preciso transformar a informação em conhecimento.  Não basta ter acesso tem que saber como utiliza-la.  E para isso, a educação e o aprendizado continuo são essenciais.  Mas as empresas não são capazes de utilizar o potencial humano de pessoas desmotivadas.   Small is beautiful já passou , agora é Cooperation is beautiful.  Nenhuma empresa pequena pode competir sozinha com as grandes.  Redes de cooperação agregam valor e minimizam os riscos.
    Em nível empresarial, a explosão de informações a disposição dos clientes sobre os produtos das empresas exige um sobre esforço no atendimento às exigências dos consumidores.  A diferenciação e a individualização tornaram-se imperativos competitivos.  Felizmente, a mesma difusão em escala de informações tornou mais fácil identificar as exigências dos clientes, mesmo de grupos específicos de produtos de consumo de massa.
    A velocidade com q tais mudanças a ocorrem torna difícil a construção de cenários e a identificação de tendências.  Mas, ao mesmo tempo, pautar a condução dos negócios apenas pela evolução passada do ambiente de negócios seria uma postura totalmente irracional.
    TENDÊNCIAS – toda atividade humana possui uma trajetória histórica.  Decisões tomadas no passado condicionam o rol de possibilidades atuais e os resultados futuros.  No entanto, não existe um determinismo absoluto.  O grau de inércia dessas trajetórias pode variar muito.  A identificação de tendências visa antecipar eventuais alterações nos rumos das atividade humanas no futuro cujos impactos sejam relevantes do ponto de vista estratégico para a caracterização do ambiente competitivo a longo prazo,
    CENARIOS – Os resultados da atividade humana, empresarial ou pessoal, dependem de diversos condicionantes externos.  A construção de cenários refere-se à identificação de um conjunto coerente desses condicionantes externos à empresa e à explicitação das principais implicações desses fatores para o ambiente empresarial no curto e médio prazos.
    Cenários e tendências podem ser trabalhados em diferentes níveis, como mostra o quadro abaixo.  Porém, alguns desses níveis se prestam quase que exclusivamente `atividade de consultoria por serem demasiadamente específicos.  Esse e o caso tanto das tendências setoriais ( que exigem um profundo conhecimento das atividades das empresas, da tecnologia empregada e do mercado de cada setor) quanto dos cenários empresariais.
     
    TENDENCIAS –      
     – Mega tendências
    - Tendências setoriais
    - Tendências empresariais de caráter geral
     
    CENARIOS              
    – Macro econômicos
    - Globais
    - Empresariais
    Mas o que diferencia cenários e tendências de outras praticas de advinhação?  Essencialmente 3 fatores:  A construção de cenários e a identificação de tendencias são fruto de reflexão prolongada.  O advinho tira previsões do bolso, da cartola, da imaginação e do desejo de ganhar dinheiro rápido. E as vezes acerta.
    Os crédulos compram previsões, tanto as bem construídas quanto o produto dos “magos” da advivinhação.  Mas confundem cenários e tendências com um mapa.  O ambiente de negócios atual é mais dinâmico  que a geografia.
    As pessoas de visão estão continuamente olhando à frente e buscando retificar os cenários e as tendências, traçados pouco antes.  A visão é o mais dinâmico dos sentidos humanos e deve ser o mais dinâmico dos sentidos da empresa na atualidade.

    continua....

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário