• terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

    Estruturas Organizacionais

    Existe atualmente uma grande variedade de estruturas organizacionais capazes de bem gerir um projeto, podemos distinguir claramente os quatro tipos seguintes:

    I - Projeto em estrutura funcional


    Ninguém tem a responsabilidade do processo global.  São os responsáveis hierárquicos que respondem pela alocação dos diferentes recursos utilizados no projeto.


    II - Estrutura com coordenador de projeto


    Há um agente responsável pela coordenação das atividades, porém, ele não tem ascendência direta sobre os funcionários de carreira trabalhando no projeto.  Ele consolida as informações fornecidas pelos canais hierárquicos, ou, as vezes, por responsáveis pela coordenação de agentes implicados em um mesmo projeto dentro de cada departamento (noção de chefe de projeto/departamento).  Seu papel é animar as instancias de coordenação.  O poder de decisão é claramente da responsabilidade hierárquica dos departamentos.

    III - Estrutura com Diretor de Projeto


    A responsabilidade formal e a capacidade de ação reais, conferidas ao diretor de projeto por seu "status" , por sua experiência e por seu perfil, conferem ao seu papel um peso bem superior ao do coordenador de projeto.  Recebe grande delegação por parte da Direção Geral, que lhe confere a possibilidade de arbitragem em caso de conflito, poder para negociar meios alocados ao projeto, no caso de não ser ele o responsável pelo orçamento.  Conta com uma equipe de chefes de projeto/departamento consistente no caso de dependência hierárquica.  Seu "status" é o mesmo dos diretores de departamentos.

    IV - Estrutura específica ou em "task force", "força tarefa"

    Os atores que trabalham no projeto saem fisicamente e institucionalmente das estruturas dos departamentos e são reunidos sob a autoridade do diretor de projeto durante sua execução.  Após o término eles partem, ou para seu departamento de origem ou para um outro projeto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário