• terça-feira, 9 de abril de 2013

    Você sabe o que é uma Central Geotérmica?

    Com a utilização desmedida dos recursos energéticos não-renováveis, torna-se cada vez mais necessário recorrer a fontes de energia renováveis. A energia geotérmica pode ser uma boa opção pois trata-se de uma energia renovável, considerada de certa forma limpa e eficiente, em comparação com as fontes atuais, diminui-se em muito a emissão de gases poluentes.

    Neste tipo de centrais, aproveita-se a existência de reservatórios de água subterrânea a elevadas temperaturas (podem atingir os 370ºC), em virtude do contato com as rochas quentes no interior da Terra. São abertos buracos fundos no solo até se chegar a estes reservatórios de água e vapor, e são instalados tubos e canos apropriados de forma a conduzir o vapor até à central geotérmica. Aí, e à semelhança do que se passa noutras centrais de produção energética, o vapor é conduzido em pressão até às turbinas, fazendo girar as suas pás. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador, que é conduzida para o transformador de forma a aumentar a tensão eléctrica, e é distribuida por linhas de alta tensão.

    Após passar pela turbina, o vapor é conduzido para um tanque onde se condensa (transforma-se novamente em água) devido ao processo de arrefecimento. A água é canalizada de novo para o reservatório subterrâneo, onde será novamente aquecida pelas rochas quentes com que entra em contacto e, passado algum tempo, será de novo conduzida por tubos até à central.

    Se ainda existem dúvidas, o vídeo abaixo é bastante explicativo.  Quem sabe não seja a melhor solução?




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário