• quarta-feira, 10 de abril de 2013

    Quer saber o que é Scrum?


    Scrum é um framework para gerenciamento de projetos de software. Note que Scrum pode ser utilizado por outras áreas e não somente em desenvolvimento de software, mas daremos maior foco para sua utilização na área de TI. Falamos framework porque Scrum por si só não é um paradigma de gerenciamento. Ele é baseado num modelo chamado de Modelo Ágil de desenvolvimento de software. Quando falamos de agilidade estamos falando de vários outros pontos que se somam ao Scrum, como: Extreme Programing (XP) , por exemplo.

    O nome Scrum vem de uma jogada ou formação do Rugby, onde 8 jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. É muito importante que seja realizado um trabalho de equipe, pois se um dos jogadores na formação falhar, toda a jogada é comprometida.

    Jogada Scrum do Rugby

    Percebeu onde já entra a primeira grande questão num modelo ágil? O trabalho em equipe é o ponto principal e talvez o mais importante. É crucial que se tenha um olhar de time para entender o que é ser ágil e praticar no dia-a-dia. O processo Scrum foi estabelecido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland e está baseado no manifesto ágil, que defende os seguintes pontos:

    ·         Pessoas e suas interações mais importantes do que processos e ferramentas;
    ·         Software funcionando mais importante do que documentação abrangente;
    ·         Colaborar com o cliente mais importante do que negociar contratos;
    ·         Responder ás mudanças mais importante do que seguir um plano.

    A idéia não é de que os itens do lado direito não sejam importantes, mas se eu tiver que escolher entre um deles vou sempre priorizar os do lado esquerdo.

    Algumas pessoas de fora, que estão acostumadas a trabalhar em processos tradicionais, muitas vezes apresentam uma visão equivocada a respeito de Scrum. Abaixo temos algumas lendas que você poderá ouvir por aí:

    ·         É um processo que não possui documentação nenhuma;
    ·         Os "caras" gerenciam projetos com um monte de post-its;
    ·         Jogam baralho durante o trabalho;
    ·         É um processo que não possui gerente de projetos, logo, foi uma metodologia criada por programadores que tinham problemas com autoridade;
    ·         Não possui cronograma. COMO GERENCIAR SEM MSPROJECT ?
    ·         Precisa de um time muito especialista pra funcionar direito;
    ·         Não dá para estimar e metrificar, logo é impossível de vender;
    ·         Meu cliente nunca irá aceitar esse negócio de ?escopo variável?;
    ·         É feito para atender projetos pequenos e não complexos;

    Importante saber que essas "afirmações" acima não passam mesmo de lendas. É preciso somente um pouco mais de conhecimento sobre Scrum ou Agilidade para ver que elas não tem fundamento algum.

    Acima de tudo o Scrum é uma maneira de evidenciar problemas que acontecem no desenvolvimento de projetos de software. Ele não vai resolver seus problemas de engenharia ou de qualidade no projeto, mas vai oferecer mecanismos para que a equipe vá atrás de soluções para esses problemas.

    Para a metodologia SCRUM é extremamente importante que todas as pessoas possam se expressar e ser ouvidas com suas opiniões e seus pontos de vistas. Cada membro possui um ponto de vista diferente do outro.
    Scrum visa trabalho em equipe (time multi disciplinar), ou seja, pessoas com diversos papéis no mesmo time. O crédito é da equipe e não de membros específicos.

    A ideia é buscar times com no máximo 9 pessoas para conseguir mais produtividade. Se o projeto tem 30 pessoas, divida em 3 ou 4 times.
    60% dos custos de um projeto podem ser atribuídos à rotatividade de pessoal.

    O SCRUM deve ser acompanhado de um trabalho de gestão de pessoas.
    Método mais eficaz de comunicação do ser humano é olho no olho.

    O profissional deve ajudar as outras pessoas e ser ajudado indiferente do grau de qualificação dele.

    Continua....

    Artigo de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes,  seguidores e agora colaborados do blog.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário