• sexta-feira, 12 de abril de 2013

    Quer saber o que é Metodologia Ágil?


    Continuamos a discorrer sobre SCRUM.

    SOBRE A METODOLOGIA ÁGIL

    Escopo é aberto, pois tem a oportunidade de mudanças.

    Muitas vezes o cliente não sabe o que pedir, por isso ele vai desenvolver suas expectativas conforme o andamento do projeto.

    SCRUM prega para documentar o que traz valor.

    Não se faz horas extras, somente em casos exporádicos. Ex.: Tenho uma entrega crítica e tenho que trabalhar o sábado para entregar – neste caso ok, porém segundo SCRUM isto não pode virar rotina.

    Segundo SCRUM se virar rotina o trabalho extra, a sua capacidade de trabalho aumenta, por isso suas estimativas dos próximos SPRINTS podem ser afetadas em detrimento  a isto.

    Acredita-se também que o esforço extra dedicado, gera desgastes que influenciam no resultado da equipe.

    O SPRINT não pode ser considerado como uma força-tarefa.

    Como as entregas são rápidas, qualquer erro aparece rápido também.

    SCRUM não vai resolver todos os problemas, porém ajuda a identificar vários problemas no processo.

    Metodologia visa reduzir riscos, identificando erros. A metodologia ágil visa a transparência, ou seja, não esconder erros. O time deve expor suas deficiências.

    Formar ambiente para as pessoas se auto gerenciarem com as pessoas se ajudando e colaborando.

    Não possui cronograma.

    Os indivíduos e interação entre eles são mais importantes que processos e ferramentas (prega interação entre pessoas mas não pode ignorar processos e ferramentas).

    Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos (deve haver uma relação de confiança e quebrar burocracias em relação a mudanças e processos para alteração de contratos)

    Responder a mudanças mais que seguir um plano (mesmo que haja um plano traçado, a mudança que surgiu deve ser priorizada)


     BENEFÍCIOS SCRUM

    Clientes mais satisfeitos – cliente recebe exatamente o que quer porque acompanha constantemente as entregas realizadas

    Redução de custos – menor documentação, menos riscos no projeto por ter identificado antecipadamente possíveis problemas

    Melhor retorno sobre o investimento – cliente obtém retorno a curto prazo porque entregas são realizadas constantemente e não somente no final do projeto. Desta forma, ele se aproveita dos retornos destas entregas.

    Mais diversão – Colaboração entre as pessoas, trabalho em equipe, não faz horas extras, clientes é envolvido no processo e outros.

    Confiança para ter sucesso em um mundo complexo – deve haver relação de confiança entre fornecedor e client

    Resultados rápidos – cliente aproveita dos retornos do projeto antes do ciclo tradicional. Com a evolução dos sprints, o processo melhora.

    Continua....

    Artigo de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes,  seguidores e agora colaborados do blog.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário