Continuamos a discorrer sobre SCRUM.
SOBRE A METODOLOGIA ÁGIL
Escopo é aberto, pois tem a
oportunidade de mudanças.
Muitas vezes o cliente não sabe o
que pedir, por isso ele vai desenvolver suas expectativas conforme o andamento
do projeto.
SCRUM prega para documentar o que
traz valor.
Não se faz horas extras, somente
em casos exporádicos. Ex.: Tenho uma entrega crítica e tenho que trabalhar o
sábado para entregar – neste caso ok, porém segundo SCRUM isto não pode virar
rotina.
Segundo SCRUM se virar rotina o
trabalho extra, a sua capacidade de trabalho aumenta, por isso suas estimativas
dos próximos SPRINTS podem ser afetadas em detrimento a isto.
Acredita-se também que o esforço
extra dedicado, gera desgastes que influenciam no resultado da equipe.
O SPRINT não pode ser considerado
como uma força-tarefa.
Como as entregas são rápidas,
qualquer erro aparece rápido também.
SCRUM não vai resolver todos os
problemas, porém ajuda a identificar vários problemas no processo.
Metodologia visa reduzir riscos,
identificando erros. A metodologia ágil visa a
transparência, ou seja, não esconder erros. O time deve expor suas
deficiências.
Formar ambiente para as pessoas
se auto gerenciarem com as pessoas se ajudando e colaborando.
Não possui cronograma.
Os indivíduos e interação entre
eles são mais importantes que processos e ferramentas (prega interação entre
pessoas mas não pode ignorar processos e ferramentas).
Colaboração com o cliente mais
que negociação de contratos (deve haver uma relação de confiança e quebrar
burocracias em relação a mudanças e processos para alteração de contratos)
Responder a mudanças mais que
seguir um plano (mesmo que haja um plano traçado, a mudança que surgiu deve ser
priorizada)
BENEFÍCIOS SCRUM
Clientes mais satisfeitos – cliente recebe exatamente o que quer porque
acompanha constantemente as entregas realizadas
Redução de custos
– menor documentação, menos riscos no projeto por ter identificado
antecipadamente possíveis problemas
Melhor retorno sobre o investimento – cliente obtém retorno a curto prazo porque entregas
são realizadas constantemente e não somente no final do projeto. Desta forma,
ele se aproveita dos retornos destas entregas.
Mais diversão
– Colaboração entre as pessoas,
trabalho em equipe, não faz horas extras, clientes é envolvido no processo e
outros.
Confiança para ter sucesso em um mundo complexo – deve
haver relação de confiança entre fornecedor e client
Resultados rápidos – cliente aproveita dos
retornos do projeto antes do ciclo tradicional. Com a evolução dos sprints, o
processo melhora.
Continua....
Artigo de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes, seguidores e agora colaborados do blog.
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