• segunda-feira, 15 de abril de 2013

    Os papéis no Scrum


    Product Owner (P.O) é o dono do produto. Ele possui a visão do retorno que o projeto trará para a empresa e para os envolvidos, logo sua missão é cuidar do Product Backlog, planejar releases, priorizar requisitos e passar ao time uma visão clara sobre os objetivos do projeto. É muito indicado então que o P.O seja alguém do lado do cliente.

    O P.O. (Cliente) deve estar diretamente envolvido senão não funciona.

    Responsabilidades:
    Definir a visão do produto (product vision).
    Gerenciar o retorno do investimento (ROI).
    Apresentar ao time os requisitos necessários para a entrega do produto.
    Priorizar cada requisito de acordo com o seu valor para o negócio/cliente.

    P.O.: Forma um time generalista.: Ex. Tenho um especialista em testes, porém formo outras pessoas com conhecimento de teste para não deixar o conhecimento centralizado e em caso de ausência deste especialista, tenho pelo menos um profissional para dar andamento em suas atividades ou auxiliar este especialistas no dia-a-dia executando atividades mais simples.


    ScrumMaster (S.M) exerce um papel de liderança no processo, mas ele não é um gerente de projetos. O papel de S.M não possui autoridade alguma perante o P.O ou o Time. O SCRUM Master não pode fazer parte do time porque ele deve ser única e exclusivamente facilitador dos times. O SCRUM foca na produtividade e se o SCRUM Master fizer parte do time as atividades de “facilitador” dele pode fazer com que sua produtividade seja afetada pois em algum momento ele poderá deixar de exercer atividades de membro de time para exercer atividades de facilitador.

    A responsabilidade do Scrum Master é manter o foco no processo, remover impedimentos da equipe e auxiliar na comunicação entre equipe e P.O.

    Responsabilidades do Scrum Master:
    Garantir que os times SCRUM pratiquem os valores e práticas do SCRUM.
    Garantir que o time não assuma mais coisas que não possam garantir
    Facilita o Daily Scrum – Facilita a participação e transparência entre os membros.
    Remove os impedimentos levantados pelo time – equipe “escala” o problema e o Scrum Master resolve o problema

    Características Scrum Master:  Responsável; Humilde; Colaborativo; comprometido; Acessível.

    ·         O Time é o conjunto de pessoas que implementará o projeto. É composto por uma equipe multidisciplinar que tem a característica da auto-gestão. A responsabilidade do Time é manter a auto-gestão de suas atividades, planejar as Sprints, assumir metas com o P.O e dar feedback sobre os impedimentos para o S.M.

    Características Time Scrum: Auto-organizado; Multidisciplinar;           Composto por no máximo 9 integrantes; Comprometido com o trabalho

    Então vejamos:
    ·         O Product Owner gerencia: Escopo, prazo (datas de entregas) e acompanha o ROI (medição e análise);

    ·         O ScrumMaster gerencia: Processo, risco (impedimentos) e planejamento (atingir metas);

    ·         Os Membros do Time gerenciam: Configuração, riscos, requisitos e planejamento.

    Neste momento, o leitor deve estar eufórico se perguntando: Onde está o Gerente de Projetos? Pois é, lamento dizer que este papel não existe no Scrum. Pelo menos, não como definido pelo mercado hoje, certo?
    O gerenciamento é dividido entre os membros do Time, ScrumMaster e Product Owner. Este é um ponto muito forte e é requisito para buscar a agilidade: O auto-gerenciamento.

    Ao contrário das chamadas metodologias tradicionais, que seguem um modelo definido de desenvolvimento de software baseado em fases e atividades, o Scrum é um processo empírico, ou seja, você não me diz como eu devo fazer, mas somente o que quer como resultado. Depois disso, nós aprendemos durante o processo e evoluímos com este aprendizado, buscando juntos o objetivo a ser alcançado.

    Um processo padrão orientado por fases e atividades pode ser parecido com o modelo abaixo:

    Modelo Tradicional de desenvolvimento baseado em cascata

    Fala a verdade, tá acostumado com ele né? Claro, é o modelo utilizado na grande maioria dos projetos hoje em dia. 

    Continua....

    Artigo de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes,  seguidores e agora colaborados do blog.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário