Fala a verdade, tá acostumado com ele né? Claro, é o modelo
utilizado na grande maioria dos projetos hoje em dia.
Ao invés de etapas e atividades definidas no início do projeto, o ciclo de vida de um projeto Scrum é composto por iterações de software funcionando. O ciclo de vida é representado pela figura abaixo:
Ciclo de vída Scrum
Quando mais tempo eu demoro para entrega mais tempo eu levo para
obter um feedback, portanto quando menor o tempo do sprint mais rápido eu
obtenho um feedback. Recomenda-se 2 semanas.
Sprint (15 dias – 10 dias úteis)
Planning – 1 dia
Desenvolvimento – 8 dias
Review – ½ dia
Retrospective – ½ dia
·
Estabelece um
limite ao WIP (Work in Progress) –
uma vez definido o tempo de um sprint, todos os sprints devem ter o mesmo
tempo. Deve ser feito desta forma para medir a capacidade produtiva.
·
Força a
priorização – o PO deve priorizar o
que ele quer receber como produto de trabalho para cada Sprint.
·
Evitar
perfeccionismo desnecessário – O
ótimo é inimigo do bom
·
Motiva o
encerramento das tarefas – As
entregas devem ser feitas dentro do sprint
·
Melhora a
previsibilidade – como o tempo do
sprint é pouco (geralmente 15 dias), é mais possível prever os términos
conforme evolução dos sprints.
·
Transparência – entre os membros do time
·
Inspeção – avalio o que foi feito para adaptar
·
Adaptação – adaptar para evitar cometer os erros cometidos
anteriormente
Os Artefatos:
Bom, o
Scrum não oferece listas de templates ou modelos de documentos para que você
possa sair usando. No entanto existem alguns artefatos que fazem parte do
dia-a-dia, vamos falar dos principais:
·
Product Backlog é a
lista que contém os requisitos do projeto. Aqui temos todas as necessidades
e/ou vontades do Product Owner para o projeto. Este é um artefato
"vivo", pois será priorizado e re-priorizado ao longo do projeto de
acordo com a visão do P.O. Uma forma ágil de gerenciar e manter seu Product
Backlog é por meio das user stories. Utilizando essa abordagem você verá muitos
resultados interessantes em seu processo de engenharia. Mas, como já dissemos o
Scrum não é um processo de engenharia então você pode utilizar o que quiser pra
manter seu Product Backlog (Casos de Uso, Requisitos, Especificação, etc),
desde é claro que o P.O reconheça valor nesses documentos e que eles sejam
claros para o time.
·
Impediment List é a
lista com os impedimentos do Time, na qual o S.M deverá trabalhar.
·
Sprint Backlog possui
as atividades nas quais o Time vai atuar dentro de uma Sprint.
Timebox
que será executado para executar parte do Product Backlog.
É
como se fosse uma corrida. Hora que chegou na linha de chegada, acabou.
É
um Ciclo PDCA – Planeja o que será feito, Executa, Verifica e toma uma ação
para que o próximo sprint seja melhor. Melhoria continua, ou seja, os sprints
devem evoluir conforme andamento.
Essas
atividades são planejadas pelo Time durante a reunião de planejamento da
Sprint. Este também é conhecido por ser representado pela Kanban, provavelmente
um dos símbolos mais associados ao Scrum.
Exemplo de Kanban
Product e Sprint Burndown são
gráficos que mostram a tendência planejada para atendimento da Sprint / Product
Backlog e como o time está evoluindo diariamente no caso da Sprint e a cada
Sprint no caso do projeto.
Cerimônias:
Existem também algumas cerimônias no Scrum, que marcam cada etapa no ciclo de vida. As principais:
·
Sprint Planning Meeting é a
reunião de planejamento da Sprint. Nela o Time discutirá com o P.O sobre a meta
a ser alcançada naquela Sprint e fará o planejamento de todo o trabalho que
será realizado dentro da Sprint.
·
Daily Meeting é a
reunião diária que ocorre com todos os membros do Time, S.M e P.O.
Preferencialmente deve ter 15 minutos e os integrantes do Time respondem a
perguntas como:
·
O que fiz desde a última
reunião diária;
·
O que planejo fazer até a
próxima;
·
O que está me impedindo?
·
Sprint Review é a
reunião de prestação de contas na finalização da Sprint. Nela todos os membros
do Time apresentarão o resultado atingido na Sprint ao P.O e outros envolvidos.
·
Sprint Retrospective é a
reunião de "lições aprendidas" que ocorre ao final de cada Sprint. Nela
os membros do time respondem a perguntas como:
·
O que fizemos de bom e
temos que continuar fazendo?
·
O que temos que mudar ou
começar a fazer?
·
Quem está no controle?
O que temos que levar em conta é que Scrum ou práticas ágeis em geral não se
resumem apenas na utilização de Kanbans ou na realização de reuniões diárias. O
mais importante não está em evidência e tem a ver com mudança cultural. É
imprescindível que se tenha o foco sempre na mudança cultural e não somente nas
práticas. É preciso olhar para os itens do manifesto, entendê-los e praticá-los
para conseguir resultados com o processo.
O mais importante é a cultura!
Continua....
Artigo de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes, seguidores e agora colaborados do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário