PRODUCT BACKLOG
(complementar)
Lista
de necessidades que devem ser produzidas para o sistema. “Lista de requisitos
ou atividades”.
Deve
existir apenas um Product Backlog refletindo todas as necessidades do cliente e
deve ser mantido pelo PO refletindo todas as mudanças do negócio (estratégias,
tecnologias, novas ideias, etc).
O
PO (Cliente) deve priorizar conforme suas necessidades.
Estória – pequena, fácil de concluir, é fácil prever o
esforço, tem poucas dúvidas, desta forma possuo poucas incertezas facilitando o
cumprimento dos objetivos do sprint. Recomenda-se ter no máximo 7 critérios de
aceite por estória. Se for mais de 7 recomenda-se criar 2 estórias. É um
exemplo de Caso de Uso, porém mais simples.
Exemplo:
Uma tela pode se tornar várias estórias. Um gráfico dentro de um dashboard pode
ser uma estória.
As
demandas devem ser objetivas. Ex.: O meu site tem que ser rápido. Cada um tem
um conceito de rápido por isto precisa ser medido. Ex.: Cada operação de venda
por cartão de crédito deve levar no máximo 2 segundos.
Épico – estória grande, é muito complexa, existem dúvidas
(vai na parte de baixo do iceberg), difícil estimar o esforço,
Ex.:
Um dashboard com diversos gráficos. Um único gráfico do dashboard pode ser uma
estória.
Definition
of Read – as caracteristicas que uma
estória necessita para que possa entrar no Sprint backlog. Deve estar bem
escritas, com critérios de aceite claros e testáveis e a equipe se sente segura
em realizá-la.
Backlog
Grooming – Forma para manter o
backlog atualizado e torna as reuniões mais produtivas.
Atividades:
criar e refinar itens, estimar itens e priorizar itens do Product Backlog.
Participantes: Product Owner
(lidera o grooming), Stakeholders (se necessário), Scrum Master, Time Scrum
Atividades
/ Fases:
Planning – Planejamento do sprint. Alinhamento com o time de
negócio para definição de todas as atividades a serem desenvolvidas dentro do
Sprint (é essencial a participação do PO).
Daily
Meeting – Reuniões de acompanhamento
diário
Review – Como se fosse uma homologação e o cliente da um
feedback que deve ser usado para melhoria dos próximos sprints. É
extremamente importante a participação das partes interessadas.
Retrospectiva – o time inspeciona e melhora o trabalho realizado.
Planning
O
time escolhe as estórias de que é capaz de realizar dentro do sprint conforme
prioridades estabelecidas pelo PO no Product backlog.
O
time analisa a forma de entregar as estórias (Como)
Tira
dúvidas com o PO sobre estórias.
Cria
o Sprint backlog (itens a serem desenvolvidos) que será realizado dentro do
Sprint (período utilizado).
Eventuais
ausências de membros do time são apontadas
O
time quebra as estórias em tarefas e são definidas em pontos
(horas).
Estórias
são dividas em pontos e tarefas em horas
Daily
Meeting
Acontece
diariamente para obter informações das evoluções em relação a ultima reunião,
expor o planejamento até a próxima reunião e para expor os impedimentos.
Duração
de 15 minutos
De
pé – tem como objetivo ficar em pé para se cumprir os 15 minutos
Tem
como objetivo expor problemas ou impedimentos
Se
o problema tomar muito tempo para ser discutido, marca-se outra reunião.
Discussões
que surgirem que não podem ser resolvidos de imediao e de forma rápida, deve-se
agendar uma reunião somente com os envolvidos no problema fora do Daily
Meeting.
Impedimentos
que surgem são resolvidos pelo Scrum Master. A equipe foca no desenvolvimento
do trabalho.
Review
É
uma atividade de inspeção e adaptação focada no produto
Acontece
após a execução do sprint e antes da Sprint Retrospective
Nessa
cerimônia apresentada o que foi desenvolvido no Sprint. São apresentadas
somente estórias que atingiram o Definition of Done (finalizados / pronto
conforme conceito)
O
Time Scrum colhe o feedback do que foi produzido
Retrospectiva
Processo
de inspeção e adaptação focada no processo. Acontece no final do Sprint.
O
Time Scrum examina o processo utilizado para o construir o produto visando
melhora dos próximos Sprints. O Time avalia o que deu certo e o que deu errado
e toma as ações necessárias para melhor os erros ocorridos e desta forma se
tornar mais produtivo.
A
participação do PO é opcional (depende do clima), porém se participa é valido.
Cria-se
em um quadro branco duas lista. “O que foi bom ? “ e “O que deve melhorar ?”.
Caracaterísticas:
Facil de Planejar
Rápido feedback
Limita o erro
Melhora o retorno do
investimento
Rejuvenesce o entusiasmos
Checkpoints frequentes (ou
Milestones)
Velocity
Capacidade de entrega do time
dentro do Sprint
Definition of Ready
Estórias prontas para sair do
Product Backlog e entrar no Sprint
Definition of Done
Quando o conceito de pronto
esta aplicado.
Fim da série de artigos de autoria de Everton Amorim, PMP e edição de Renato Mendes, seguidores e agora colaborados do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário