• quarta-feira, 12 de junho de 2013

    Consegui minha certificação de Gerente de Projetos, agora como faço para obter PDUs?

    Depois que conseguiu a certificação, você tem que lembrar que ela é válida por apenas 3 anos, e durante este período você tem duas opções para renová-la: ou não faz nada, espera vencer e faz a prova de novo, ou durante este período você procura obter o número de PDU mínimo para que sua certificação seja renovada automaticamente. 

    Bom, como realizar a prova novamente demandaria o mesmo esforço hercúleo que foi obtê-la da primeira vez, acredito que a maioria procure manter seu título através das atividades para obtenção de PDUs.

    Mas o que diabos são PDUs? PDU (Professional Development Unit) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem relacionada a tópicos em Gerenciamento de Projetos. Ou seja, o PDU equivale a uma hora gasta em alguma atividade de gerenciamento de projetos, na qual o PMI (Project Management Institute) exige no mínimo 60 destas horas ou PDUs para renovar sua certificação.

    Para variar, esta renovação não é de graça, e o PMI cobra US$ 150,00 para não membros e US$ 60,00 para membros do PMI. Quando você completa 60 PDUs, automaticamente a taxa de renovação vai para o seu "carrinho de compras" do site.  Você deve ir até lá e validar a compra.

    E como o PMI estabelece estas horas? O PMI utiliza as PDUs para quantificar os  cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, assim sendo, não é preciso estar exercendo a função de Gerente de Projetos para acumulá-los. Os PDUs ainda são separados em categorias, cada uma representando um grupo de atividades no âmbito Educacional e no âmbito de Contribuição com a Profissão, conforme breve resumo a seguir:


    CATEGORIA EDUCACIONAL

    Categoria A - Cursos oferecidos por provedores autorizados (os famosos R.E.P.s), Comunidades e Capítulos.

    Nesta categoria estão incluídos os treinamentos oferecidos por capítulos e comunidades do PMI, bem como parceiros registrados como a ProjectLab, Dinsmore, etc. Estes são os mais fáceis de atingir embora tenham sempre um investimento: é só pagar, assistir a aula e bingo! Não possue limite máximo estabelecido por ciclo.

    Categoria B - Educação Continuada

    É o mesmo que a Categoria A, porém destinado aos treinamentos oferecidos por instituições de ensino superior ou treinamentos em instituições que não sejam provedores autorizados.

    Categoria C - Estudo Auto-Dirigido.

    Nesta categoria estamos tratando das atividades de aprendizagem que você pode fazer em casa, no escritório ou na praia, através de podcasts, vídeos, instrução formal, leitura de livros, artigos e revistas sobre gerenciamento de projetos, limitados a 30 PDUs.

    CATEGORIA CONTRIBUIÇÃO PARA A PROFISSÃO

    Categoria D - Criar novo conhecimento de Gerenciamento de Projetos

    Na categoria de contribuição para a profissão, se você tiver criado e publicado um manual, podcast/webinar, livro, artigo, whitepaper, post para blog, template de documento de projeto, preparar e/ou fazer uma apresentação/seminário/curso, ou atividades correlacionadas, você poderá reportar seus PDUs.

    Categoria E - Trabalho Voluntário

    Sobre este assunto há um post específico que recomendo a leitura (Clique aqui.), para descobrir oportunidades de voluntariado, busque junto ao capítulo do PMI do seu Estado ou preste você mesmo serviços de gerenciamento de projetos sem fins lucrativos para alguma instituição reconhecida.

    Categoria F - Trabalhando como profissional de Gerenciamento de Projetos.

    Se você atua na área, poderá facilmente informar seus PDUs, contudo, na minha opinião, existe uma polêmica aqui, como é fácil reportar os PDUs nesta categoria o PMI resolveu limitar a 5 PDUS por ano, por outro lado, fica complicado entender que um profissional esteja trabalhando em um pequeno projeto de informática e ganhe 5 pdus, enquanto outro que esteja trabalhando em projetos muito mais complexos e que envolvam milhões ganhe os mesmos 5 PDUS, como lidar com isto?

    Para maiores informações clique aqui:

    Como deve ser reportado seus PDUS? Não é necessário esperar completar os 60 PDU´s para submetê-los ao PMI. Quando o PMP tiver os 60 PDUs exigidos para renovação, pode submeter a documentação ao PMI junto do pagamento, mesmo antes de completar o ciclo. Não deve passar também de 90 dias após o vencimento do ciclo. Para reportar, acesse o link para entrar os pdus no site do pmi.

    Vale ressaltar, da mesma forma que na certificação, o PMI  se reserva o direito de instituir uma auditoria e vai cobrar provas de que as atividades informadas realmente aconteceram, então fique atento com seus registros, pois a punição é severa: perda do certificado e proibição de reiniciar o processo.

    Bem, isto exposto, vamos ao que realmente interessa: precisamos pagar para obter os PDUs??? Claro que não, apesar dos cursos preparatórios nos encherem com ofertas de treinamentos e webinar pagos, como foi visto anteriormente existem várias outras alternativas sem custo, e se você pesquisar por PDUs grátis, vai encontrar várias oportunidades na internet. Eu, particularmente recomendo ouvir os podcast do PM Podcast, de onde você poderá obter 30 PDUs, assistindo seus podcasts na hora do almoço ou na viagem ao trabalho.  Outro site muito bom o SYSTEMATION oferece 1 hora de webinars que você pode facilmente assistir em alguma hora de folga sem muito esforço. Outro site com o mesmo sistema de podcast é o do Ricardo Vargas. E se você é associado ao PMI, estão sugiro assistir os webinars do próprio PMI sómente para associados e faça valer o preço da sua associação. Outra opção: se você assinar, por exemplo, a revista Mundo PM, ou for associado do PMI, vai ter bastante material para PDUs categoria C. Simples Assim!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário