• quinta-feira, 10 de outubro de 2013

    Recuperação de Petróleo

    Diversas companhias de petróleo e centros de pesquisa vêm estudando o dióxido de carbono com o propósito de recuperação avançada de óleo (EOR) desde 1950's. O estudo de EOR tem se tornado uma ferramenta muito importante na exploração do petróleo.  Ultimamente, pesquisas no uso do CO2 para EOR continuam com interesse crescente; contudo, pesquisas com relação ao seqüestro geológico de CO2 para propósitos ecológicos são relativamente recentes.  O CO2 pode realizar multi-contato e primeiro contato de miscibilidade com o óleo e uma razoável pressão de reservatório baixas, enquanto outros gases missíveis só alcançam em pressões muito mais altas.

    Iniciaremos aqui neste blog uma sequência de artigos que tratam do desenvolvimento, da aplicação e da difusão desta tecnologia inovadora para o aumento do fator de recuperação dos hidrocarbonetos, sua aplicação nos campos do “Pré-Sal” e visa levantar questões com relação aos benefícios ambientais que tal tecnologia poderá trazer, tecendo algumas considerações à luz de estudos, análises e experiências realizadas anteriormente.

    O método empregado para a elaboração destes artigos consistiu em pesquisa bibliográfica; levantamento, triagem e catalogação dos dados sobre a utilização deste sistema de recuperação; levantamento das análises e testes realizados pela Petrobrás e interpretação destas análises realizadas pelo Centro de Pesquisas da PETROBRAS (CENPES).

    Em tempos de descoberta dos campos conhecidos como “pré-Sal”, justifica-se a realização desta pesquisa em função da necessidade da otimização de investimentos de exploração destes poços, visando suas aplicações nos trabalhos de exploração da Petrobras, relevante recurso para desenvolvimento da sociedade brasileira, bem como embasar o uso de uma recente tecnologia que tem como seu maior benefício mitigar as ações poluidoras do Gás Carbônico presente abundantemente nestes solos.

    Aponta-se como hipótese de estudo, quais as principais questões de engenharia aplicadas a este método, e a grande questão que se pretende esclarecer é colocada pela seguinte pergunta:   Seqüestro geológico de CO2, poderá a Indústria de Óleo e Gás ajudar a salvar o planeta?

    A contribuição deste estudo é apresentar esta tecnologia, seu desenvolvimento e aplicabilidade, seu potencial econômico, seus riscos e sua utilização em outros campos.  A relevância deste estudo está na sua aplicabilidade nos futuros campos exploratórios da Petrobrás, e como esta tecnologia está associada com a redução da poluição atmosférica.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário