• quarta-feira, 2 de outubro de 2013

    Tenaris e Usiminas lançam novo tipo de aço para tubulações do pré-sal


    Recém homologado pela Petrobras, material visa a impedir a formação de trincas induzidas pelo hidrogênio

    A Tenaris e a Usiminas desenvolveram um novo tipo de aço para aumentar a resistência de tubos utilizados em projetos de exploração e produção no pré-sal. Recém homologada pela Petrobras, a tecnologia visa a impedir a formação de trincas induzidas pela ação do hidrogênio (HIC) sobre as linhas.

    Novo aço é produzido na planta da Usiminas em Ipatinga, Minas Gerais  ( Daniel Mansur )
    A solução é particularmente indicada aos desenvolvimentos na nova fronteira offshore devido à presença de ácidos contaminantes como o H2S (sulfeto de hidrogênio) que, ao reagir com a água, provoca corrosão sobre o aço carbono tradicional.

    Entre os diferenciais do novo material estão os baixos teores de fósforo e enxofre em sua constituição, o que aumenta sua limpidez interna, além de sua microestrutura refinada, dando maior tenacidade aos tubos.

    “O desafio foi combinar as propriedades que ampliassem a resistência das tubulações ao HIC, às maiores pressões e baixas temperaturas”, explica o especialista de Produtos da Usiminas, Ricardo Alé.

    Outra preocupação foi evitar que as características do aço se deteriorassem durante seu processo de transformação em tubos.

    “São poucas as usinas no mundo qualificadas para produzir esse tipo de material. Até então, importávamos 100% dele”, diz o diretor Comercial da Tenaris, Idarílio Nascimento.   

    O aço “Sour Service” (serviços ácidos) é produzido em Ipatinga (MG) pela Usiminas e transformado na planta da Tenaris de Pindamonhangaba (SP). A tecnologia foi homologada pela Petrobras em agosto. 

     Por João Montenegro

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário