• segunda-feira, 21 de julho de 2014

    Discussão sobre a ética entre engenharia e a ciência da computação


    “Ciência da Computação é uma área do conhecimento da informática voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade. Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, bases de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.
    Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.”

    Com base no texto acima, o crescente uso de software de engenharia abre um bom campo de trabalho para os profissionais de informática. A velocidade de execução do projeto, a precisão e a possibilidade de simulações, que estes softwares proporcionam ao profissional de engenharia tem sido fator de fundamental importância na colocação de seus produtos no mercado.
    O presente artigo concerne de analisar ética profissional em softwares aplicados na engenharia, com a intenção de colocar em discussão se é ético ou não é ético, responsabilizar o profissional que criou o software, caso este por erro de programação, causar algum dano a terceiros. 

    Software de engenharia:
    Softwares como o CAD (Computer Aided Design), próprio para fazer desenhos técnicos, CAE (Computer Aided Engineering), destinados a cálculos estruturais, CAM (Computer Aided Manufacturing), capazes de através de um desenho do CAD, preparar algoritmos e programas em linguagem CNC (Computerized Numerical Control) que controla máquinas ferramentas na execução de operações, só para citar uma parte de Engenharia, a Mecânica, tem feito revolução na engenharia. Nós, engenheiros, conseguimos com estas ferramentas: projetar, desenhar, verificar resistência de peças e estruturas devido aos esforços aplicados e fabricar peças, que até pouco tempo seriam evitadas devido às dificuldades para executá-las, ou por seu custo ser muito alto.
    Em alguns casos estes trabalhos tiveram seu tempo de execução reduzido em até 50%, em comparação com métodos convencionais.
    Poderíamos citar aqui muitas outras aplicações de softwares na engenharia, porém somente com os citados podemos ter boa noção de quanto é extenso e complexo o assunto de ética nesta área.
              Agora que definimos o que é um software aplicado à engenharia, podemos levantar a seguinte questão:

    E se nós, engenheiros, ao aplicarmos um destes softwares em nosso trabalho, não percebermos um erro que o programa nos passou como correto e levarmos adiante o projeto e lá na frente o produto deste projeto causa algum dano ao usuário. Quem deve ser responsabilizado? O programador ou o engenheiro?

          Pode o programador alegar, que apesar do programa conter um erro, o engenheiro deveria ser capaz de percebê-lo e corrigi-lo?
              Pelo outro lado, o engenheiro pode alegar não ter responsabilidade pelo dano causado, já que, exceto se o erro for muito grosseiro, não seria capaz de detectá-lo, devido à complexidade dos cálculos. Poderia alegar ainda que exatamente por este motivo estava usando o software para eliminar a chance de erro.  Poderia também alegar, que quando não existia computador e até mesmo máquinas de calcular, usava régua de cálculo e aí sim seria totalmente responsáveis pelos erros cometidos, pois dependia somente dele.
             Boa parte desta discussão, já fica resolvida, quando o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia determina que caberá responsabilidade ao profissional responsável pela obra. Por isso ele é obrigado a registrar seu trabalho através de ART (Anotação de responsabilidade técnica). Porém ele pode recorrer e usar o argumento de erro no software.

    Ética
           Como podemos lidar com isto? Poderíamos questionar que este assunto nada tem a ver com ética? Poderíamos dizer que ele está mais para direito do que para ética?
           Talvez precisamos definir ou entender o que é ética. Podemos recorrer à filosofia, estudar os grandes pensadores como: Epicuro, Kant, Sócrates, os Sofistas, Platão, Aristóteles, etc, que muito escreveram e/ou discutiram sobre o assunto.
          Devo confessar, que por mais que estudo, por mais que discuto, por mais que converso com professores e outros profissionais, em muitos casos, ainda fico com dúvidas sobre o que é ético e o que não é ético. 
    Acho que muito deve ser ainda discutido e conversado sobre ética, principalmente nos dias de hoje com tantas novidades e novas tecnologias, mais até que uma perfeita conclusão possamos chegar, se é possível chegar a esta conclusão, devemos seguir os princípios morais aceitos pela sociedade em geral. Devemos escrever códigos de ética (para as profissões ou para grupos ou classes). Devemos seguir as leis vigentes, mesmo que elas não tenham sido escritas baseados em questões filosóficas e precisem ser aperfeiçoadas. Devemos considerar ações e atitudes já consagradas pela humanidade como parâmetro de conduta ética. Enfim, seguir alguma coisa concreta, menos abstrata. Continuar aperfeiçoando-as constantemente, até quem sabe, chegarmos próximo de um consenso sobre ética.
    Voltando ao nosso assunto em particular, podemos então seguindo o raciocínio sugerido acima, tentar chegar à conclusão sobre quem é responsável pelo dano.
    Talvez pudéssemos concluir que:
    - Considerando que tanto o programador, quanto o engenheiro, cada um dentro da sua competência, fizeram o melhor possível para executar seu trabalho, sem negligência ou descaso, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, na tentativa de dar ao usuário um melhor padrão de vida ou melhores facilidades. Neste caso considero que não houve falta de ética por parte de nenhum profissional. No máximo caberia uma ação penal de danos.
    - Considerando que o programador desenvolveu seu programa, mas que de alguma forma não foi capaz de testá-lo o suficiente para colocá-lo no mercado e mesmo assim o fez, considero que neste caso faltou com a ética.
    - Considerando que o engenheiro ao usar o software, deu a ele total confiança, sem ao menos, fazer revisões dos resultados. Considero que ele é o responsável perante a lei, não vejo aí falta de ética e sim, falta de profissionalismo.
    - Considerando que mesmo tendo sido relapso em seu trabalho, o engenheiro ainda assim tenta colocar a culpa no software, considero falta de ética deste profissional.

    Conclusões:          
                Este assunto é uma pequena amostra do quanto devemos estar atentos a cada instante, a cada momento, na questão da ética.    Quanto se deve meditar e discutir este assunto, principalmente com nossas crianças, para que desde cedo elas comecem a agir com ética, a pensar em ética. Assim podemos esperar um mundo melhor com mais respeito e mais pensamentos coletivos e menos individualistas.

                Com a evolução da informática, sendo algo ainda novo, muito temos que pensar e margear no que podemos considerar como ética. Muitas leis ainda virão para regulamentar esta atividade e esperamos que todas sejam baseadas na ética.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário