A motivação para a qualidade é um choque cultural dentro de uma organização, é um desafio, simples, que apresenta projetos concretos e com objetivos fáceis de serem conquistados, e que mostram resultados espantosos na postura dos funcionários, fazendo com que os mesmos realizem serviços e saibam identificar o que é qualidade total e a satisfação de seus clientes.
O termo “motivação” deve entender-se como a disposição dos colaboradores para a produtividade. A conscientização para a qualidade é demonstrada pela atitude de cada um dos colaboradores perante as questões relativas com a qualidade.
É necessário o primeiro passo com determinação e ousadia sabendo qual o objetivo a ser alcançado.
Conceitos simples que todos conhecemos devem ser postos em prática como...
•ouvir os que executam as tarefas;
•dar meios necessários para a realização;
•estimular a educação e a cultura;
•formar na empresa um convívio familiar;
•melhorar a comunicação entre departamentos e pessoas;
•tornar transparente o que parece opaco.
A melhoria da conscientização para a qualidade em todas as áreas organizacionais pode ser conseguida através de:
- Plano de sugestões de melhoria
- Círculos de Qualidade
– CCQ
- Programa Zero Defeitos
- Treinamento e seminários de informação
- Prêmios
- Workshops
Estas práticas no campo da comunicação, da educação e da satisfação são os principais elementos para que a motivação para a qualidade traga frutos rápidos e a confiança do funcionário para com a empresa.
Formas de Motivação
Motivação é de fato, uma palavra com múltiplos significados, dentre eles...
Motivação para o controle
É a motivação para a Qualidade no sentido de atender-se às especificações e aderir-se aos procedimentos.
Motivação para a melhoria
É a motivação para a Qualidade no sentido de melhorá-la, de encontrar formas de reduzir-se a incidência de defeitos e reduzir os custos a eles associados.
Motivação para o envolvimento
É a motivação para a Qualidade no sentido de envolvimento com a Empresa.
A capacidade de rendimento qualitativo e prestação de serviço de uma organização não depende somente da capacidade técnica e organizacionais ou recursos de serviços, mas ainda da qualificação e disposição do colaborador para a produtividade e qualidade.
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