• sábado, 20 de outubro de 2012

    O que é um projeto?

    O que é um projeto?   É um desejo, uma promessa eleitoral, uma idéia, uma planta de arquitetura, um grupo de especificações? Isso tudo pode ser um início de um projeto, mas não é um projeto.  Você é convocado pelo seu chefe para atender o chamado de um cliente, isto é um projeto? Não, pois você não sabe o que o cliente deseja, neste caso, isto pode gerar vários projetos.  Na sua empresa, você realiza atividade de emissão de nota fiscais, isto é um projeto? Não, pois apesar até de você gerar um produto, é uma atividade rotineira, cujo resultado é em série.

    No entendimento do PMBOK, projeto é todo empreendimento que tem início e fim, temporário, produzindo um serviço ou produto exclusivo. 

    Outro exemplo: você tem 2 prédios para serem construídos.  No mesmo terreno, um do lado do outro,  e embora a planta destes prédios sejam idênticas, e ainda que sejam construídos ao mesmo tempo, podem ser tratados como dois projetos diferentes, em função de por exemplo: mão de obras diferentes, fornecedores diferentes, etc.. o que torna cada produto exclusivo.
    O projeto é feito por pessoas, afinal o Gerente de Projetos gerencia pessoas constantemente. Por isto, qualquer trabalho ou atividade que você faça envolvendo pessoas, irá agregar valor a você como profissional de Gerenciamento de Projetos. Que tal um curso de dinâmica de grupo? Teatro? Psicologia?  É importante com certeza.

    Um projeto é elaborado progressivamente!  Não adianta pensar que ao receber o pedido de um projeto, você simplesmente irá sentar em frente ao computador gerar alguns documentos e estará realizando o projeto em pouco tempo, pois estará redondamente enganado. É elaborado a primeira vez, tem uma ideia, faz uma rascunho, analisa, revisa, volta tudo de novo e assim vai detalhando, a cada passada você vai refinando o projeto, a cada análise da equipe que vai se formando para trabalhar no projeto vai se ajustando e voltando sucessivamente até chegar ao ideal.
    Um projeto sofre restrições. Tem início e fim. Restrições é algo que limita a sua opção de escolha.  São limites impostos. Você não terá toda grana do mundo e nem todo tempo do mundo para executar o projeto.  Nem o “filho do homem” teve isso, você acha que no mundo real você irá ter? Então esteja certo que você sofrerá muitas e muitas restrições no seu projeto.

    Um projeto gera um produto ou serviço exclusivo.  Neste caso, fica clara a diferença de um projeto e uma atividade rotineira, já que em uma atividade rotineira normalmente você está ali todos os dias fazendo a mesma coisa e gerando um resultado, que pode até ser único, mas que se repete.
    Um projeto é diferente do trabalho operacional.  O trabalho operacional prega a continuidade a repetição,  enquanto o projeto prega a singularidade. Um tem o trabalho de realizar e entregar e o outro em perpetuar.

    Em empresas como a Petrobras, que foi criada para gerenciar projetos, fica mais fácil de diferenciar as duas coisas, mas em outras empresas, que não são feitas naturalmente para trabalhar em projetos, principalmente aquelas que trabalham muito com serviços fica um pouco mais difícil.  Se você trabalha em uma dessas empresas, e precisa utilizar as ferramentas de gerenciamento de projeto, imagina o momento em que você precisa, por exemplo, de um recurso da produção para a realização do projeto, o que acontece?  A produção reclama e ocorre o conflito, pois como a cultura de projetos na empresa ainda não é madura, a importância estratégica que o projeto deveria ter, às vezes não é percebida pela empresa como um todo. Por outro lado a produção vai alegar: o que é mais importante? A empresa precisa se manter e é a produção que mantém a empresa, então não se pode tirar o recurso da produção.  Mas aí você contra argumenta: mas também se você não fizer este projeto, você não vai melhorar esta produção, e se não melhorar os concorrentes irão devorar a gente e a empresa vai fechar.  E a produção: Ok, mas o remédio mas pode matar o paciente, pois se ele não produzir hoje não vai ter dinheiro para pagar o salário no fim do mês.  Pronto, tá gerado o conflito entre os dois times, o que é muito corriqueiro nas empresas.  Aí surge o desafio de conseguir equilibrar as necessidades da operação e do projeto.  Não tem como fugir disso!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário